Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Proteção de dados pessoais se torna direito constitucional

A emenda promulgada leva ao texto constitucional os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Saiba mais!

Priscilla KinastPor Priscilla Kinast3 min de leitura
proteção de dados pessoais lei de proteção de dados

No último dia 10, o Congresso Nacional promulgou, em sessão solene, a emenda à constituição que torna a proteção de dados pessoais, até mesmo nos meios digitais, um direito fundamental. O tema estava no Congresso desde 2019. O projeto dessa emenda teve origem no Senado, onde recebeu aprovação, e foi para a análise da Câmara dos Deputados, onde ocorreram alterações, e retornou para a nova apreciação do Senado, o que aconteceu no fim de outubro de 2021.

É provável que você também goste:

Instituições onde vazaram os dados do Pix devem ser punidas

Serviço de monitoramento de dados ajuda consumidor a escapar de golpe financeiro

Proteção de dados pessoais se torna direito constitucional

De acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é importante que haja a adaptação da legislação do Brasil aos novos tempos, tendo em vista a velocidade com que as informações circulam hoje em dia. Sendo assim, é fundamental garantir a privacidade das pessoas.

“O novo mandamento constitucional reforça a liberdade dos brasileiros, pois ele vem instalar-se em nossa Constituição em socorro da privacidade do cidadão. Os dados, as informações pessoais, pertencem, de direito, ao indivíduo e a mais ninguém”, explica Pacheco.

O presidente do Senado prossegue: “cabe a ele, tão somente a ele, o indivíduo, o poder de decidir a quem esses dados podem ser revelados e em que circunstâncias, ressalvadas exceções legais muito bem determinadas, como é o caso de investigações de natureza criminal realizadas com o devido processo legal”.

A partir de agora, a proteção aos dados se torna uma cláusula pétrea; ou seja, não pode ser mudada. Os direitos fundamentais são vistos como valores inerentes ao ser humano, assim como a sua liberdade e dignidade.

Ademais, a emenda promulgada leva ao texto constitucional os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Essa lei disciplina o tratamento de dados pessoais em qualquer suporte, inclusive em meios digitais, feito por pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou de direito privado, com o intuito de garantir a privacidade dos indivíduos.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Por fim, quando esteve na Câmara, os deputados incluíram no texto um dispositivo que designa à União as competências de organizar e fiscalizar a proteção, bem como o tratamento de dados pessoais. Já constava no texto a previsão da competência privativa da União para legislar sobre a matéria.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Thapana Onphalai / Shutterstock.com

Priscilla Kinast

Autor

Priscilla Kinast

Jornalista, apaixonada pelo mercado financeiro e pelas inovações tecnológicas. Registro Profissional: 0020361/RS

Topicos relacionados