Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prova de vida do INSS agora pode ser feita no caixa eletrônico

A instituição visa acabar com fraudes relacionadas ao recebimento indevido do benefício.

0

A partir do próximo mês de junho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai voltar a bloquear o benefício dos segurados que não realizarem a prova de vida do INSS. Esse procedimento estava suspenso em decorrência das medidas de isolamento social, já que os beneficiários são do grupo de risco. Dentre os métodos, o segurado pode realizar a prova de vida em um caixa eletrônico. 

É provável que você goste também

Caixa finaliza pagamentos da primeira parcela do auxílio emergencial

PicPay Card: o cartão de crédito que dá cashback e parcela boletos

Você pode fazer a prova de vida pelo app do Banco do Brasil. Saiba como

Prova de vida do INSS agora pode ser feita no caixa eletrônico

Por meio da prova de vida do INSS, a instituição visa acabar com fraudes relacionadas ao recebimento indevido do benefício. De forma a orientar os assegurados, criou um cronograma oficial que cita a retomada dos bloqueios, de acordo com a Portaria nº. 1299. Confira as datas:

Mês de vencimento da comprovação de vida  Mês da retomada da rotina 
Março e abril/2020  Junho/2021 
Maio e junho/2020  Julho/2021 
Julho e agosto/2020  Agosto/2021 
Setembro e outubro/2020  Setembro/2021 
Novembro e dezembro/2020  Outubro/2021 
Janeiro e fevereiro/2021  Novembro/2021 
Março e abril/2021  Dezembro/2021

Como comprovar?

De acordo com o INSS, o método de comprovação nas agências bancárias está suspenso. Entretanto, a instituição liberou outros meios para que os assegurados realizem a prova de vida.

Uma dessas alternativas é a biometria facial, através do aplicativo Meu INSS (disponível para Android | iOS). Ou ainda, por meio do site do instituto. Entretanto, apenas uma parcela dos beneficiários foi convocada a fazer a prova de vida por meio da internet. 

Dessa forma, os primeiros bloqueios vão acontecer para esse grupo. Assim, se você foi convocado mas ainda não fez a prova de vida do INSS através da biometria facial, o seu prazo termina no dia 31. 

Já para os demais beneficiários, a alternativa disponível é fazer a comprovação através dos caixas eletrônicos. Nesse caso, o beneficiário deve ter a biometria cadastrada, para usar qualquer caixa eletrônico para fazer o recadastramento de senha. 

Além disso, outras transações financeiras podem ser usadas para fazer a prova de vida do INSS. Quem não tem o cadastro de biometria, precisa ir até à agência bancária na qual recebe o benefício, e apresentar um documento com foto. 

Já no caso dos correntistas do Banco do Brasil, esse procedimento pode ser feito por meio do aplicativo (disponível para Android | iOS). Basta acessar o campo “Serviços” e logo após escolher a opção “INSS”. Em seguida, o assegurado deve clicar em “Prova de vida do INSS”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...