Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual é a consequência de não pagar o cartão de crédito?

Descubra as consequências de não pagar a fatura do cartão de crédito e saiba como evitar problemas financeiros!

O cartão de crédito se tornou uma ferramenta essencial no cotidiano dos brasileiros, facilitando compras e oferecendo flexibilidade financeira. No entanto, o uso irresponsável deste serviço, como não pagar a fatura, pode levar a consequências severas.

Dessa forma, saiba mais sobre o que ocorre se o usuário falhar em quitar essa dívida e como é possível lidar com esta situação. Continue a leitura para mais informações!

O que acontece com o cliente ao não pagar o cartão de crédito?

Pessoa rodeada de papéis sentada no chão
imagem: Rawpixel.com / shutterstock.com

Ao deixar de pagar a fatura do cartão, o primeiro efeito é a deterioração do seu histórico de crédito. Instituições financeiras verificam regularmente o status nos órgãos de proteção ao crédito e uma marcação negativa pode impedir a aprovação de futuros pedidos de crédito, como empréstimos e financiamentos.

Ademais, há o acúmulo de juros e multas por atraso imediatamente após o vencimento da fatura. A taxa de juros do cartão de crédito, conhecida por ser uma das mais altas do mercado financeiro, pode fazer com que a dívida cresça exponencialmente, tornando-a ainda mais difícil de ser quitada.

No crédito rotativo, um recurso que permite pagar um valor mínimo da fatura do cartão de crédito e adiar o restante, os juros compostos são aplicados. Essa pode ser uma armadilha perigosa, já que aumenta o montante devido rapidamente.

Veja também:

Após tragédia no RS: Lula autoriza importação de arroz; saiba mais

Quais as opções para resolver ou negociar sua dívida?

Em caso de incapacidade de pagar a fatura total do cartão de crédito, a negociação direta com a instituição financeira é sempre a melhor escolha. Muitos bancos oferecem planos de parcelamento da dívida com taxas reduzidas ou até mesmo a possibilidade de um período de carência. Ainda, existem outras maneiras de resolver a situação com o banco, como:

  • Crédito Pessoal: Em casos extremos, pode-se considerar um empréstimo pessoal com juros mais baixos para liquidar a dívida do cartão;
  • Consultoria Financeira: Profissionais podem oferecer orientações personalizadas para sair da dívida.

Por fim, para evitar cair em dívidas de cartão de crédito, uma gestão financeira prudente e um orçamento bem planejado são essenciais para pagar o serviço sem problemas.

  • Defina um limite de gasto mensal baseado em seu orçamento;
  • Evite parcelar compras que podem comprometer sua renda futura;
  • Considere o uso de alertas de gastos do seu aplicativo bancário.

imagem: Rawpixel.com / shutterstock.com