Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual o prazo para beneficiários do Bolsa Família irem ao CRAS?

Se você recebe o Bolsa Família, é necessário ir ao CRAS atualizar o CadÚnico. Mas quando isso deve ser feito? Veja aqui!

Comparecer à unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) é fundamental para todas as pessoas que recebem o Bolsa Família. Contudo, muitos não sabem o intervalo necessário para fazer isso.

De modo geral, o Governo Federal determina que os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) devem ir ao CRAS a cada dois anos para fazer a atualização do registro. Essa é a forma de garantir o pagamento do Bolsa Família. 

Mas, em alguns casos, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) pode fazer a solicitação antes do fim desse intervalo. Nesse caso, a pessoa terá 60 dias, após o bloqueio do benefício ou a solicitação da Pasta, para ir até o CRAS e garantir, assim, o Bolsa Família.

Por que o MDS solicita a atualização do CadÚnico para o Bolsa Família?

O CadÚnico é o banco de dados sociais e econômicos do governo. Consequentemente, atualizando o cadastro o cidadão estará provando que segue as condições para receber o benefício do programa de transferência de renda.

Montagem com imagem de uma das unidades do CRAS, ao lado direito. Do lado esquerdo está um cartão do Bolsa Família na mão de uma pessoa.
Imagem: Vinicius R. Souza e rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Vale destacar que o Bolsa Família não é o único repasse do governo que pode ser cancelado pela falta de atualização do CadÚnico. Outros como, por exemplo, o Auxílio-gás e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem ser bloqueados caso o procedimento não seja feito no intervalo citado.

Veja também:

Canal de TV foi tirado do ar sem nenhum aviso prévio; entenda o que aconteceu

Além disso, o Executivo possui programas que não garantem transferência de renda, mas asseguram benefícios sociais. Portanto, não atualizar o registro pode comprometer, por exemplo, o ID Jovem, a Carteira da Pessoa Idosa, os descontos na conta de luz e isenção em concursos públicos.

Afinal, para que serve o CRAS?

O CRAS presta atendimento individual e em grupo às famílias e aos indivíduos em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, a unidade identifica as necessidades do cidadão e oferece orientação e encaminhamento para serviços e programas sociais adequados.

Ademais, esses Centros oferecem atividades socioeducativas e culturais que visam promover a convivência, a socialização e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Esses serviços destacam-se especialmente para crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência.

Imagem: Vinicius R. Souza e rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital