Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Que dia o PIS/Pasep será pago este mês? Confira o calendário completo

Veja o calendário de pagamento do PIS/Pasep deste mês e programe-se para receber o benefício na data certa.

O pagamento do PIS/Pasep para o mês de maio contempla os trabalhadores nascidos em maio e junho. O benefício é destinado a trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos que atendem aos critérios estabelecidos pelo programa.

Para receber, é necessário estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base e ter recebido em média até dois salários mínimos mensais. O calendário de pagamentos varia de acordo com a data de nascimento do beneficiário.

Por que é importante verificar se você tem direito ao PIS/Pasep?

Blocos de madeira escritos PIS e "PASEP". Ao lado direito do bloco tem uma calculadora azul e do lado esquerdo um cofrinho de porco rosa.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

O benefício do PIS/Pasep pode chegar a um salário mínimo e é uma importante ajuda financeira para muitos brasileiros. Dessa forma, esse benefício é destinado aos trabalhadores que estão inscritos no PIS (para iniciativa privada) ou no Pasep (para servidores públicos).

No entanto, para ter direito ao abono salarial, é necessário preencher alguns requisitos:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos;
  • Ter recebido até dois salários mínimos médios de remuneração mensal no ano de 2022;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, durante o ano base de 2022;
  • Ter seus dados relativos ao ano base informados corretamente pelos empregadores na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial.

Calendário de pagamentos

Os pagamentos do abono PIS/Pasep são organizados de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários e continuarão sendo feitos até o dia 27 de dezembro deste ano. Os nascidos em maio e junho receberão seus benefícios em 15 de maio.

O valor do abono é proporcional ao número de meses trabalhados no ano base:

Mês de NascimentoData de Pagamento
Janeiro15 de fevereiro
Fevereiro15 de março
Março e Abril15 de abril
Maio e Junho15 de maio
Julho e Agosto15 de junho
Setembro e Outubro15 de julho
Novembro e Dezembro15 de agosto

Como verificar seu número do PIS?

Para verificar o número do PIS, os trabalhadores podem consultá-lo na carteira de trabalho ou através do extrato do FGTS. Também é possível fazer essa consulta online através do site do CNIS ou diretamente em agências da Caixa. Para quem deseja consultar o Pasep, isso pode ser feito pelo telefone ou também em agências do Banco do Brasil.

Veja também:

Lula assina nova lei do cartão de crédito que salva aposentados e trabalhadores

Quanto aos canais de pagamento, eles variam de acordo com a instituição bancária: na Caixa, o abono pode ser creditado diretamente em conta corrente, poupança ou conta digital, além de estar disponível em canais como Caixa Aqui e lotéricas. No Banco do Brasil, o pagamento também será feito por crédito em conta ou através de transferências como TED e Pix.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com