Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem recebe o benefício do BPC pode receber o vale gás do governo?

O programa vale gás se direciona para as famílias brasileiras que se encontram em vulnerabilidade social. Sendo assim, quem tem dificuldade, recebe a ajuda para comprar o botijão de gás de cozinha. É dito isso, pois já algum tempo, o item sofre constantes aumentos no seu preço. Diante disso, será que o beneficiário do BPC também recebe o valor? A seguir, confira as regras.

É provável que você também goste:

Vale-gás: como saber se você vai ganhar o benefício em junho

BPC: prefeitura de SP e INSS fazem parceria para ampliar a concessão do benefício

Quem recebe o benefício do BPC pode receber o vale gás do governo?

De acordo com a norma do governo, o vale gás se destina aos cidadãos inscritos no CadÚnico, que têm renda familiar per capita (por pessoa) igual ou inferior a meio salário mínimo. Ou seja, quando os integrantes da família recebem até R$ 606 em 2022.

Sendo assim, quem recebe o benefício do BPC, o Benefício de Prestação Continuada, também têm acesso ao vale gás. É dito isso, pois o BPC se destina à família que tem renda per capita de até 1/4 do salário mínimo, ou seja, R$ 303 em 2022.

Entretanto, o governo afirma que nem todas as famílias que recebem o BPC ganharam o vale gás em abril. É dito isso, pois faltou orçamento para atender a todas as pessoas que se enquadram nas regras. Com isso, houve a formação de grupos de prioridade.

Levando em conta que o alcance do programa é limitado, de acordo com o governo, houve a determinação da seguinte ordem de prioridade:

  1. Cadastro atualizado no CadÚnico, nos últimos 2 anos;
  2. Grupos familiares com menor renda;
  3. Famílias com maior quantidade de integrantes;
  4. Quem recebe o Auxílio Brasil;
  5. Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso das informações da averiguação.

Ademais, a lei esclarece que o benefício se concede “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”. Ou seja, como é possível perceber, as famílias que recebem o BPC não estão na cota de prioridades no vale gás. Sendo assim, não há previsão para a inclusão deste grupo, mesmo que eles tenham direito ao valor.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: renata sattler colella / Shutterstock.com