Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem tem nome sujo pode participar do Minha Casa Minha Vida?

Financiamento de imóveis no Minha Casa Minha Vida: tire suas dúvidas aqui e realize o sonho da casa própria

O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) tornou-se um grande aliado para famílias brasileiras que desejam realizar o sonho da casa própria. Assim, através de subsídios e condições facilitadas de pagamento, o programa possibilita que pessoas de baixa renda adquiram um imóvel adequado às suas necessidades.

Dessa forma, uma dúvida frequente entre os interessados no programa é se a presença do nome nos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa), isto é, ter nome sujo, impede a obtenção do financiamento. A resposta é que, em regra geral, a inadimplência não é um impeditivo para participar do Minha Casa Minha Vida. 

No entanto, é importante ressaltar que a análise de crédito para o financiamento é realizada por cada instituição financeira participante do programa. 

Participar do Minha Casa Minha Vida com o nome sujo

Portanto, mesmo que o nome do beneficiário esteja sujo, ainda existe a possibilidade de aprovação do financiamento, desde que ele apresente outras condições que comprovem sua capacidade de pagamento, como renda familiar estável e histórico positivo de pagamento de outras contas.

Veja também:

INSS amplia lista de doenças que liberam a aposentadoria por invalidez; confira

Assim, para aumentar as chances de aprovação do financiamento mesmo com o nome negativado, algumas dicas podem ser úteis:

  • Negocie suas dívidas e regularize seu CPF: regularizar a situação do CPF antes de solicitar o financiamento demonstra ao banco que você está tomando medidas para resolver seus problemas financeiros e aumenta a confiança na sua capacidade de pagamento;
  • Apresente um fiador com boa situação financeira: um fiador com renda comprovada e boa situação creditícia pode ser um diferencial na análise do seu pedido de financiamento;
  • Busque por instituições financeiras com critérios mais flexíveis: algumas instituições financeiras podem ter critérios de análise de crédito mais flexíveis, o que pode ser vantajoso para quem tem o nome negativado.
Imagem de diversos imóveis em condomínio e a logo do programa Minha Casa, Minha vida no centro.
Imagem: Leonardo Dantas Teixeira / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Vantagens de financiar um imóvel por meio do programa habitacional

Por fim, as vantagens de financiar um imóvel através do programa são diversas, incluindo:

  • Juros subsidiados: o governo federal subsidia os juros do financiamento, o que significa que os beneficiários pagam taxas de juros mais baixas do que as praticadas no mercado tradicional;
  • Prazo de pagamento extenso: o prazo para pagamento do financiamento pode chegar a 30 anos, proporcionando maior tranquilidade para os beneficiários;
  • Entrada mínima acessível: O valor da entrada mínima para o financiamento é relativamente baixo, facilitando o acesso ao programa para famílias de baixa renda.

Imagem: Leonardo Dantas Teixeira / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital