Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Reabertura das agências do INSS é adiada novamente

A reabertura das agências do INSS acaba de ser adiada novamente, conforme publicado hoje (24) no Diário Oficial da União. Sendo assim, o atendimento aos segurados e beneficiários continuará sendo feito remotamente até o dia 11 de setembro. Dessa forma, somente no dia 14 de setembro voltarão a ocorrer os atendimentos presenciais nas agências da Previdência.

É provável que você também goste:

Aceleraê: agência capacita porta-vozes para falar sobre investimentos

Como funciona a prova de vida online do INSS em 2020?

INSS aumenta limite do cartão de crédito para aposentados e pensionistas

A decisão pela prorrogação foi anunciada na sexta-feira (21) passada. A suspensão do atendimento nas unidades ocorreu em março em razão da pandemia da covid-19. Desde então, o INSS e o Ministério da Economia vem adiando o atendimento remoto. Conforme a última portaria, publicada em julho, a reabertura ocorreria hoje (24).

A retomada deverá ser gradual e o atendimento com agendamento prévio pelos canais remotos. Até lá, para acessar os serviços da Previdência, os segurados e beneficiários devem utilizar os canais Meu INSS, pela internet, e Central 135, pelo telefone. Segundo o INSS, essas formas de atendimento continuarão em funcionamento mesmo após a reabertura das agências. Além disso, o INSS vai ampliar o prazo para cumprimento das exigências e os procedimentos serão simplificados.

A reabertura vai considerar as especificidades das 1.525 agências da Previdência Social em todo o Brasil. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos feitos, o espaço físico, a limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva. As agências que não reunirem as condições mínimas de segurança sanitária vão continuar com plantão reduzido para tirar dúvidas.

Novos procedimentos do INSS

Para agilizar os seus procedimentos, o INSS passou a adotar o serviço chamado Exigência Expressa para entrega de documentação para a análise de requerimentos que, por algum motivo, não puderam ser concluídos por meio remoto. A novidade, em vigor em São Paulo desde julho, agora vale para todo o Brasil.

É possível entregar os documentos em urnas na entrada das agências. O interessado deve depositar nelas cópias simples dos documentos solicitados pelo INSS, na unidade da Previdência mais perto de sua residência. Para isso, é preciso agendar a entrega pelo Meu INSS ou Central 135.

Além disso, o instituto iniciou o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial. A prova de vida digital será feita nos aplicativos do Governo Digital e Meu INSS com o uso da câmera do celular do cidadão. Por se tratar de um projeto-piloto, o ícone para a prova de vida digital só está disponível para alguns usuários. O órgão selecionou cerca de 500 mil segurados para o teste.

Obrigatória para o recebimento de aposentadoria, auxílios e pensões, os beneficiários precisam fazer a prova de vida todos os anos, no mês de aniversário, na agência bancária onde recebem o benefício. Se o segurado não puder comparecer, algum representante legal pode ir em seu lugar. Por causa da pandemia de Covid-19, o procedimento está suspenso até setembro.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Fonte: Agência Brasil

Imagem destacada: Tarcisio Schnaider / Shutterstock.com