Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Real Digital: Caixa e BB fazem a 1ª transferência via Drex por bancos públicos

Primeiro teste entre bancos públicos com o Real Digital aconteceu! Clique aqui e saiba mais sobre esse procedimento.

Como forma de teste, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil realizaram a primeira transferência utilizando o Real Digital (Drex). A movimentação aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto, utilizando o ambiente de testes do Banco Central.

A movimentação com o Drex aconteceu primeiro do BB para a Caixa, e depois retornou à carteira do Banco do Brasil. Assim, segundo Rita Serrano, presidente da Caixa, “a colaboração entre as nossas instituições representa um compromisso com a inovação e a modernização do setor financeiro”, disse.

Conheça mais sobre o Real Digital

Imagem do logo do Drex, o Real Digital testado entre bancos, com uma moeda de 1 real atrás.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

O Drex, como também é chamado, é a versão digital e tokenizada da moeda brasileira. Desde seu anúncio ela está em fase de testes pelo Banco Central, visando sua futura viabilização. A nova moeda é encarada como um setor chave para que haja mais inovação e rapidez nos processos digitais.

Veja também:

Caixa libera pagamento de R$ 2.900; veja como receber

A esperança com essa nova moeda é que haja mais agilidade em transações, além de mais segurança, já que o Real Digital utilizará as redes de blockchain, em que é possível rastrear as transações. Essa é a mesma tecnologia que as principais moedas digitais utilizam.

Bancos falam sobre utilização do Drex

A Caixa Econômica garantiu que, com o Real Digital, será possível reduzir consideravelmente o tempo de aprovação de recursos para financiamentos, por exemplo. Além de, também, poder viabilizar o uso para títulos públicos.

Rita Serrano ainda garantiu que “estamos entusiasmados com os resultados positivos até agora e ansiosos para explorar ainda mais o potencial das moedas digitais e das transações ágeis”, afirma.

Por fim, a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, garantiu que o Real Digital é um grande acerto no Sistema Financeiro brasileiro. “O teste realizado entre os dois bancos é mais um passo importante do projeto e demonstra nossa capacidade de incorporar novas tecnologias e inovações aos nossos modelos de negócio”, confirmou.

Imagem: rafapress / shutterstock.com