Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Real Digital vai permitir que o Governo controle o dinheiro da população

De acordo com um artigo do BIS, o Banco Central vai ter o controle total do dinheiro da população, através do Real Digital.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

De acordo com o Banco Central (BC), em 2023, devem iniciar os testes do Real Digital. Em suma, o atraso no início das operações só aumenta a expectativa dos brasileiros. É dito isso, pois o novo dinheiro deve funcionar como uma extensão da moeda física, com a promessa que agilizar os pagamentos. Entretanto, há um porém: A nova moeda poder possibilitar que o governo controle ainda mais a população. Abaixo, entenda como isso deve ocorrer.

Como o governo deve controlar o dinheiro da população com o real digital

De acordo com um artigo do Banco de Compensações Internacionais (BIS), o Banco Central vai ter o controle total do dinheiro da população, através do Real Digital. Isso acontece porque o sistema deve permitir ao BC, travar o saque das pessoas. Ou até mesmo, congelar e adiar o resgate do dinheiro.

A estimativa do Banco Central, é que o Real Digital estimule a inovação. Isso ocorreria através de contratos inteligentes, bem como dos pagamentos programados e soluções mais personalizadas. Além disso, todo o ambiente é regulado e seguro.

Ademais, a moeda digital deve ter menos volatilidade nos preços em relação às criptomoedas. No caso das empresas, elas vão poder usar o Real Digital através de um ambiente regulatório. Já as pessoas físicas vão poder fazer as transferências entre as contas e os pagamentos.

A versão do Real Digital segue em estudo pelo Banco Central, desde 2015. Desde então, vários avanços foram feitos, e novos testes devem melhorar o Real Digital antes da ampla liberação. A estimativa é criar a possibilidade de novos modelos de negócio, com um sistema bancário mais inclusivo.

Os bancos digitais vão poder transformar os depósitos em tokens para acessar os novos serviços. E tais tokens será possível reverter em Real Digital. Entretanto, tudo dentro de uma programação, com agendamento e limite diário para que os depósitos virem real digital. Dessa forma, o BC vai ficar responsável pelo controle do fluxo do dinheiro.