Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm uma boa notícia neste mês, com a chance de conseguirem uma renda extra. O órgão informou que já disponibilizou os créditos do 8º lote referentes à revisão dos benefícios decorrentes da mudança do Artigo 29, da Lei 8.213. Saiba se você é um dos beneficiários que irá receber a revisão dos atrasados do INSS em maio.

É provável que você também goste:

Google pode ser um novo concorrente do Nubank em breve, entenda

Bradesco oferece vagas de emprego em meio a pandemia de Covid-19

PicPay ou RecargaPay: qual o melhor App de pagamentos?

Revisão dos benefícios atrasados do INSS é paga desde 2013

Segundo o órgão, o oitavo lote dos atrasados, alcança 422.716 créditos, no valor de mais de R$ 538 milhões. Assim, os pagamentos são feitos com base em um acordo de 2012 entre INSS, o Ministério Público Federal e o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, divididos em dez lotes. Seguindo o cronograma, o último lote deverá ser quitado em 2022.

A revisão dos benefícios segue a nova regra

Com o acordo, foram revistos cálculos para os benefícios por incapacidade ou pensões por morte deles decorrentes, concedidos entre 2002 e 2009. Na época, esses benefícios haviam sido calculados com 100% dos salários de contribuição dos segurados. Na revisão, a média passou a incluir somente as 80% melhores contribuições.

Como funciona o pagamento?

Calculada automaticamente, a revisão dos benefícios é paga aqueles incluídos no banco de dados do INSS. Desta forma, em 2020, receberam os valores os segurados que tinham entre 46 e 59 anos de idade em 17 de abril de 2012 e não recebiam mais o benefício com o erro.

Saiba se você irá receber a revisão dos atrasados do INSS

Teve direito aos valores neste ano quem, em 17/4/2012, completou os seguintes requisitos:

  • Tinha idade entre 46 e 59 anos;
  • Não recebia mais o auxílio do INSS.

Para saber se você recebeu o pagamento dos atrasados do INSS em maio, é necessário fazer a consulta por meio da central telefônica 135, pelo aplicativo “Meu INSS” ou pelo site meu.inss.gov.br. Mas fique atento, é necessário se cadastrar no site e no aplicativo.

Se tenho direito, como faço para receber o valor?

Aqueles que verificarem em extrato que receberam a revisão dos atrasados do INSS  já podem retirar os valores da sua conta. O depósito dos valores segue o calendário mensal de benefícios de maio, cujo pagamento está relacionado à competência de abril. Quem tinha direito e não recebeu deve procurar o INSS.

Fique ligado nas datas dos depósitos!

Final do cartão: 1 e 6 / 2 e 7 / 3 e 8 / 4 e 9 / 5 e 0
Pagamento: 4 de maio / 5 de maio / 6 de maio / 7 de maio / 8 de maio

Além disso, vale ressaltar que neste ano, o pagamento dos benefícios atrasados não tem valor limite. Portanto, atendem todos os beneficiários do instituto que se enquadram nas especificações citadas acima.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Brenda Rocha/Shutterstock