Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Recebi um Pix errado; e agora o que fazer?

Desde o seu lançamento em 2020, o Pix só cresce e se torna cada vez mais popular. Entretanto, com isso ocorreram muitos questionamentos sobre o seu funcionamento, e um deles envolve a possibilidade de usuários enviarem dinheiro para pessoas erradas.

Nesses casos, a recomendação é que quem receber as quantias por engano, deve entrar em contato com quem mandou, para acertar a devolução. Mas, e se o processo de comunicação não for simples? O que fazer? Confira a seguir.

É provável que você também goste:

Meu celular foi roubado: como bloquear o Pix do aparelho?

C6 Bank: Pix é o serviço mais usado por clientes PJ

Cartão de crédito ou Pix parcelado: qual vale mais a pena?

Recebi um Pix errado; e agora o que fazer?

Em suma, em algumas situações, conseguir entrar em contato com que enviou o Pix errado pode não ser fácil. De olho nisso, diversos aplicativos de banco passaram a disponibilizar funções para a devolução dos valores.

A opção de devolver o dinheiro é disponibilizada no extrato bancário, em um botão “Devolver” ou “Reembolsar”. Tudo vai depender da instituição financeira em que o usuário que ganhou a quantia errada é cliente.

O processo é simples e rápido. Inclusive, o usuário não precisa saber nenhum dado como chave Pix, ou nome completo de quem envio o dinheiro. Ou seja, basta apertar o botão e escolher a quantia que deseja devolver. O reembolso pode ser feito em até 90 dias depois do recebimento do valor por engano.

Entretanto, mesmo com o botão de devolução do Pix, o principal é evitar a realização de transferências por engano. Para que essas situações não aconteçam, o Banco Central orienta verificar a chave usada, bem como os dados da conta, antes de transferir o valor.

Ademais, se você for a pessoa que ganhou um Pix por engano, a recomendação é de não mexer no dinheiro. Além disso, se você não conseguir devolver o dinheiro, busque a instituição bancária em que a transação foi feita para identificar quem enviou a quantia. Só assim, você pode evitar problemas judiciais por receber um Pix por engano.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Divina Epiphania / Shutterstock.com