Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita abre consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal abriu nesta quinta-feira (24) a consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física. Assim, cerca de 212 mil contribuintes que caíram na malha fina, porém acertaram as contas com o Fisco, receberão na próxima semana um total de R$ 210 milhões.

É provável que você também goste:

Aprenda a declarar fundos de investimentos no Imposto de Renda

Imposto de Renda: quem não precisa declarar?

Como consultar o lote residual da restituição?

A consulta está aberta desde às 10h desta quinta, e para consultar basta seguir os passos abaixo:

Quem tem direito ao lote residual?

Serão contemplados com o lote residual 212.711 contribuintes que declararam em anos anteriores e o pagamento será efetuado na conta cadastrada na declaração do Imposto de Renda, no dia 31 de março de 2022.

A Receita ainda informou que, do total de contemplados, 2.790 têm idade superior a 80 anos, 21.540 têm de 60 a 79 anos, 2.199 possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave, e 7.542 são profissionais do magistério.

Se o contribuinte não constar na lista, ele deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e consultar o extrato da declaração. Caso verifique alguma pendência, poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar a liberação dos próximos lotes da malha fina.

Como resgatar o lote residual?

Como informado, a quantia do lote residual da restituição do Imposto de Renda será depositada na conta informada na declaração. Entretanto, se esta estiver desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por um ano no Banco do Brasil.

No caso do valor da restituição ser depositado no Banco do Brasil, o cidadão, através do Portal BB ou ligando na Central de Relacionamento do banco nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), poderá agendar o crédito para qualquer conta bancária que ele seja o titular.

O contribuinte que não resgatar o valor de sua restituição, após um ano deverá efetuar a seguinte instrução:

  • Entrar na página do Portal e-CAC;
  • Acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”;
  • Clicar em “Meu Imposto de Renda”;
  • Clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com