Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita Federal alerta brasileiros sobre golpe por e-mail

Saiba como funciona o golpe e quais são as orientações passadas pela Receita Federal para quem receber mensagens por e-mail

Com o passar dos anos e avanço tecnológico, os cibercriminosos se tornaram cada vez mais audaciosos, utilizando o nome de diversas empresas, entidades e órgãos para aplicar todo tipo de golpe. Na última quarta-feira (14), a Receita Federal precisou divulgar um alerta sobre um golpe por e-mail.

Trata-se de um golpe onde cibercriminosos encaminham falsas mensagens em nome da Receita, induzindo contribuintes a abrir os materiais para não receberem uma multa do órgão. A verdade é que os criminosos querem ter acesso direto às informações das pessoas ou levá-las a baixar programas maliciosos que vão expor dados pessoais.

O que orienta a Receita Federal

De acordo com a Receita Federal, caso receba alguma mensagem por e-mail em nome do órgão, o correto é entrar no portal do contribuinte, utilizando login e senha, e checar se existe alguma pendência no CPF ou mesmo no Imposto de Renda. Esse é o procedimento mais seguro que o cidadão pode realizar.

Mas não para por aí. A Receita ainda passou orientações para os contribuintes que se depararam com as falsas mensagens de cobranças encaminhadas por e-mail. Confira abaixo o que deve ser feito. 

  • Não abrir arquivos anexados, uma vez que existe o risco de serem programas que podem danificar o aparelho ou obter, ilegalmente, informações confidenciais da pessoa;
  • Não clicar nos links que aparecem no corpo da mensagem; e
  • Excluir imediatamente a mensagem suspeita.

Outros tipos de golpe envolvendo o nome da Receita Federal

Infelizmente, o golpe das mensagens falsas por e-mail não é o primeiro e único a utilizar o nome da Receita Federal. Aliás, até onde se sabe, essa já é a terceira prática ilícita vinculada, ilegalmente, ao Leão. A situação requer bastante atenção dos cidadãos, uma vez que pode parecer algo verdadeiro, quando na verdade não é.

O golpe da regularização do CPF chama atenção, pois envolve uma realidade enfrentada por muitos brasileiros: a inadimplência. Sendo assim, na prática, golpistas informam as pessoas que o CPF precisa ser regularizado e as induzem a pagar taxas para que o nome seja limpo. 

Além disso, em julho, a Receita alertou que criminosos utilizam seu nome para aplicar golpes de empréstimos, onde as pessoas precisam pagar antecipadamente taxas inexistentes para a liberação dos valores. Por isso, caso receba uma proposta como essa, o cidadão deve imediatamente recusar e denunciar.

Imagem: wee dezign / shutterstock.com