Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita libera restituição do Imposto de Renda para mais de 200 mil idosos, confira!

Saiba mais sobre a liberação da restituição do Imposto de Renda para milhares de idosos pela Receita Federal!

A Receita Federal anunciou a liberação da restituição do Imposto de Renda para idosos, trazendo alívio financeiro para essa parcela da população. Assim, mais de 200 mil contribuintes serão beneficiados com esta medida.

Dessa forma, saiba mais detalhes dessa medida e orientar os idosos sobre como acessar sua restituição de forma rápida e segura. Continue a leitura para mais informações!

Receita Federal libera restituição do Imposto de Renda para milhares de idosos

Site da Receita Federal aberto em tela de celular
Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com

Entre os grupos prioritários além dos idosos, estão também pessoas com deficiência e professores. O montante a ser distribuído ultrapassa os R$ 339 milhões. Assim, a partir desta política de priorização, a Receita Federal elaborou um esquema eficaz para a distribuição dos recursos.

Logo, os primeiros contemplados são os idosos, seguidos por aqueles em situações especiais de saúde ou com deficiências, e educadores que têm o magistério como sua principal fonte de renda. Além destes, contribuintes que optaram pelo uso da declaração pré-preenchida ou pelo recebimento via Pix também foram incluídos, ainda que não tenham prioridade legal.

Verificando a disponibilidade da restituição

Para consultar a disponibilidade da restituição do Imposto de Renda, os contribuintes devem acessar o site oficial da Receita Federal. Na plataforma, é possível verificar a situação por meio da opção ‘Consultar restituição de imposto de renda’.

Ademais, será necessário realizar o login na plataforma, ou criar um novo usuário, caso ainda não possua. A partir daí, basta selecionar o ano de exercício desejado para obter as informações sobre a liberação dos valores.

Veja também:

PIS/Pasep: Trabalhadores já podem consultar saque de R$ 1,4 mil

Por fim, a restituição do Imposto de Renda representa a devolução de valores pagos a mais pelo contribuinte ao longo do ano base da declaração. Esse processo corrige eventuais discrepâncias na contribuição fiscal do cidadão e injeta recursos diretamente na economia. Confira abaixo os números dos primeiros beneficiados.

  • 4.201 idosos com mais de 80 anos;
  • 28.541 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 3.404 pessoas que apresentam alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 6.910 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 106.096 contribuintes que não têm prioridade legal, mas receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
  • 56.778 contribuintes não prioritários também devem receber.

Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com