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Qual é o prazo para reclamar de um produto com defeito?

Se você já fez uma compra pela internet, é possível que tenha passado pela seguinte situação: você escolhe o produto, que parece perfeito para você, coloca no carrinho e compra. Mas, quando ele chega na sua casa, você descobre que recebeu um produto com defeito, ou veio no tamanho ou cor errada, por exemplo.

E aí, nesta situação só resta uma coisa a se fazer: devolver o produto. Porém, você sabia que existe um prazo para realizar esse processo? Então, para entender mais sobre o assunto, confira a seguir!

Conheça seus direitos na hora de reclamar de um produto com defeito

Assim, o primeiro ponto a se destacar é que a situação de ter que trocar produtos comprados na internet é bem comum. Muitas vezes o produto com defeito até sai em boas condições da loja ou fornecedor, mas chega até a sua casa com defeito, quebrado ou estragado. Às vezes isso acontece no momento do transporte, por exemplo.

Certo, mas e o que fazer se você receber um produto nesse estado na sua casa? Bem, a primeira coisa a saber é que você tem direito de devolver o produto, de forma gratuita, com devolução do seu dinheiro ou troca do produto por um em bom estado. Essa é uma obrigação do vendedor, e é seu direito. Está na lei.

Além disso, é preciso entender qual é o tipo de garantia que você tem sobre uma compra. Basicamente, existem três tipos de garantia: a garantia determinada por lei, a contratual e a estendida.

A garantia legal é determinada pelo código de defesa do consumidor, e dá direito a você de reclamar do produto com defeito em até 30 dias, a fim de pedir a troca ou devolução. Já no caso de produtos duráveis, como geladeiras ou televisão, por exemplo, o prazo se estende para 90 dias.

Já quanto à garantia contratual, diz respeito à garantia estabelecida por contratado e oferecida pela empresa no momento da venda. Lembrando que, independentemente do prazo dado pela empresa, ele soma-se com o prazo legal, de 30 dias ou 90 dias. E você tem este prazo para solicitar a troca do produto com defeito.

Garantia estendida: pesquise se vale a pena

Por fim, existe a garantia estendida. Ela acontece quando o prazo é estendido como benefício extra, ou se o cliente pagou por esse prazo a mais. Em geral, esse tipo de garantia não é um bom negócio, a menos que seja para produtos de maior valor e duráveis, como um fogão, geladeira, etc.

Então, agora você já sabe quais são os seus direitos quando um produto com defeito vem da loja, e quais os tipos de garantia disponíveis em cada caso!

Imagem: Krakenimages.com / shutterstock