Recorde: Volume do crédito consignado supera R$ 440 bilhões
Com recorde de 14% a mais que o ano anterior, o volume do crédito consignado tem o valor mais alto já registrado na sua modalidade de empréstimo.
O volume do crédito consignado surpreende ao bater o recorde de janeiro de 2020, mesmo no ano da pandemia. Conforme os dados recolhidos pelo do Banco Central, a demanda por crédito consignado subiu 14%, com R$ 442,8 bilhões de empréstimos contratados, quando em 2020 foram feitos R$ 388,6 bilhões.
Esta forma de empréstimo é oferecida para quem tem salário, aposentadoria ou pensão que já são creditados em conta corrente. O que acontece é que o empréstimo consignado é descontado diretamente da folha de pagamento ou da folha da aposentadoria do cliente, sendo um dos pré-requisitos.
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Quais são as taxas do crédito consignado?
As taxas do empréstimo variam conforme o perfil do cliente. Dessa forma, são:
- De 1,51% a 1,73% para aposentados;
- 1,28% a 1,65% para funcionário público;
- 1,45% a 2,40% por para funcionário do setor privado.
Entretanto, no dia 10/03, o Senado aprovou a proposta de aumento de 35% para 40% na margem de crédito consignado para os beneficiados pelo INSS, assim como servidores públicos, militares e servidores privados. Com isso, a margem de empréstimo que compromete parte do salário teve aumento de 5%. No entanto, o texto ainda segue para a sansão presidencial.
Número de fraudes com crédito consignado aumenta devido um maior número de buscas
Contudo, com melhores chances de empréstimo e pela busca ter aumentado, isso resultou também em um crescimento no número de fraudes que usam como foco o crédito consignado.
Além disso, também cresceu o número de queixas sobre assédio das instituições financeiras que oferecem o consignado. Assim, o Procon registrou uma elevação de 137% das queixas somente em São Paulo, que passaram de 2.290 para 5.426 reclamações registradas.
Por isso, as medidas feitas para combater o abuso impõem bloqueio por 90 dias de benefícios que foram recém-concedidos para tomada de créditos com desconto na folha. Também é possível bloquear os números frequentes de telemarketing na plataforma Não Me Perturbe.
Onde reclamar sobre fraudes?
As reclamações podem ser feitas pelo Procon através do atendimento telefônico de segunda a sexta-feira, menos aos feriados, das 8h às 17h, pelo número 151 ou pelo site oficial do procon.
É possível falar diretamente com a ouvidoria do INSS através da central de atendimento 135, que fica disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Também pelo site oficial.
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Imagem: rafastockbr/shutterstock