Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Rede libera venda parcelada no serviço de pagamentos pelo WhatsApp

A ferramenta de pagamentos pelo WhatsApp foi liberada no início do ano e agora a Rede é a primeira empresa a lançar o parcelamento por ela.

A empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, Rede, anunciou que agora as pequenas empresas clientes da organização poderão fazer vendas parceladas pelo Whatsapp. A novidade foi divulgada nesta sexta-feira (28/07) e será disponibilizada aos poucos. 

A ferramenta de pagamentos pelo WhatsApp foi lançada em abril deste ano e permite que o usuário faça transações bancárias sem sair do aplicativo. Em relação ao parcelamento das compras, a Rede é a primeira empresa a oferecer este tipo de serviço pelo aplicativo de mensagens. 

Como fazer esse pagamento? 

O empreendedor que quiser utilizar essa função do aplicativo deve ter instalado a versão mais recente do WhatsApp Business em seu celular. Depois, basta ir até a parte de “pedidos”, clicar em “aceitar cartões de crédito e débito” e “formas de pagamento” para poder vincular a conta da Rede. 

Já os consumidores podem usufruir da ferramenta na versão comum do aplicativo, sendo permitido adicionar qualquer cartão de crédito e débito de qualquer bandeira. Eles devem ir em “pagamentos” e criar um PIN para autorizar as futuras compras, mas também podem cadastrar a digital ou usar o reconhecimento facial.

As compras poderão ser feitas após a verificação de autoridade e a Rede ainda permite que o parcelamento delas seja feito em até 12 vezes, de acordo com a necessidade do consumidor. 

É seguro realizar uma compra pelo WhatsApp? 

Sim, pois assim como todos os recursos utilizados para pagamentos online, o pagamento pelo WhatsApp também foi autorizado pelo Banco Central. Ele foi desenvolvido a partir de sistemas e estruturas de pagamentos instituídos pela Mastercard e pela Visa. 

Da mesma maneira que todas as mensagens, fotos e vídeos compartilhados pelo aplicativo, os números dos cartões cadastrados também são criptografados. O PIN exigido em cada pagamento também garante a segurança dos dados dos consumidores. 

O superintendente de Produtos e Parcerias Digitais da Rede Itaú, Luis Lima, aponta o pagamento pelo WhatsApp como uma ferramenta que veio para facilitar a vida tanto de clientes quanto dos vendedores. Atrelado a isso, a Rede também possui soluções que apoiam as empresas e as incentivam a vender mais online.

Imagem: Antonio Salaverry / shutterstock.com