Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Reforma da Previdência tira o direito de quem já pode se aposentar?

0

No dia 1° de janeiro, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), vai assumir o país tendo que necessariamente retomar as discussões sobre a reforma da Previdência.

Leia também:

Santander lança campanha de renegociação de dívidas atrasadas com 25% de desconto.

Prazo para o saque do abono salarial 2016 é até o dia 28/12

Seja membro

Equipe de Bolsonaro planeja renda mínima de 70% do salário mínimo mesmo que nunca tenha contribuído para a previdência.

É muito provável que o debate faça várias pessoas solicitarem a aposentadoria, mesmo que alguns especialistas entendam que essa é uma atitude precipitada. Isso porque os trabalhadores que já completaram os requisitos para pedir os benefícios são os que possuem mais chances de escapar das mudanças.

Reforma da Previdência tira o direito de quem já pode se aposentar?

Embora não estejam aposentados, os trabalhadores que tiverem as condições exigidas para receber a aposentadoria pela regra atual não perderão esse direito em caso de mudança na legislação previdenciária.

Existe a garantia porque os efeitos de uma nova lei não podem voltar no tempo. Até porque isso afetaria direitos já conquistados, segundo o advogado Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários). “O direito adquirido sempre precisará ser respeitado, do contrário, haveria enorme insegurança jurídica”, diz.

A apreensão entre os segurados é a criação da idade mínima de aposentadoria. Esse é o principal ponto das discussões que envolvem a reforma.

Contudo, atualmente, os brasileiros podem se aposentar pelo tempo de contribuição de 30 anos (mulher) ou 35 anos (homem). As propostas para o novo sistema previdenciário tendem a combinar um período obrigatório de recolhimentos com uma idade mínima.

A idade de aposentadoria dos vários países que possuem essa regra gira em torno de 65 anos. Mas, aqui no Brasil, a idade mínima deve ser mais baixa.

Antecipar aposentadoria traz prejuízo

Ao pedir a antecipação da aposentadoria poderá trazer grandes prejuízos na renda, alertou em entrevista à Folha, a advogada Elenice Hass de Oliveira Pedroza, do IBPD (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário). O risco está no fato de aceitar um grande desconto no salário, devido à aplicação do fator previdenciário. “Um tempo a mais trabalhando pode melhorar a renda”, orienta.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter, Instagram. Assim, acompanhe notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Fonte: Folha.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.