Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Regulamentação dos motoristas de app: as corridas vão ficar mais caras?

Muitas pessoas estão acreditando que a regulamentação das dos motoristas de app pode impactar no aumento das corridas. Clique e entenda!

O recentemente apresentado projeto de lei destinado a regular o trabalho dos motoristas de app, como Uber e 99, tem o potencial de causar impactos significativos para os usuários desses serviços, principalmente devido ao possível aumento no valor das corridas.

A proposta foi submetida ao Congresso Nacional pelo presidente Lula (PT) e tem suscitado opiniões divergentes entre profissionais e empresas do setor.

Ambas as empresas tem sido cautelosas ao falar sobre possíveis mudanças nos preços das corridas decorrentes do projeto de lei. A Uber destaca que a nova proposta é um “marco importante”, mas não comentou sobre como isso poderia afetar os preços para os consumidores. Da mesma forma, a 99 se esquivou de perguntas relacionadas.

Cenário incerto para os passageiros

Motorista da Uber ou da 99 tocando na tela do celular.
Imagem: Rostislav_Sedlacek / Shutterstock.com

Apesar das diversas opiniões, o cenário continua incerto para os passageiros. A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) elogiou a iniciativa, porém, em seu comunicado, não fez menção aos passageiros de aplicativos de transporte.

Existem possibilidades de haver repasse dos custos para os usuários por meio das corridas, como aponta a advogada especialista em direito do trabalho Silvia Monteiro.

“Haverá incremento de custo das empresas com o pagamento do INSS e de um valor mínimo de remuneração, o que certamente será repassado ao consumidor”, afirmou Silvia em discussão sobre a temática em foco.

Regulamentação dos motoristas de app: sindicatos defendem que não haverá impacto nas corridas dos apps

De acordo com a visão de alguns sindicatos, apesar de várias especulações acerca da pauta, é improvável que a nova regulamentação cause um impacto significativo nas tarifas de corridas.

Veja também:

Bolsa Família terá mais bloqueios em março e contará com valores menores

“Elas já têm um ganho muito alto e não vão querer perder os passageiros”, argumenta Simone Almeida, atual presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos que Utilizam Aplicativos do Estado de Minas Gerais (Sicovapp-MG).

Imagem: mundissima / shutterstock.com