O Banco Central (BC) anunciou, na quarta-feira (30), a redução da taxa Selic para 5%. Com isso, poupança deverá ter juro real negativo a partir de novembro. Isso significa que o juro nominal, que no caso da poupança é 70% da Selic + taxa referencial (TR), descontada a inflação aponta para perda de dinheiro.

É provável que você também goste:

Escolha onde o Caminhão Itinerante da Serasa vai passar em 2020

Porque o Nubank pode fazer o cancelamento da NuConta?

Adidas está dando 3 mil tênis e camisetas grátis devido ao seu aniversário?

Devido à redução na taxa básica de juros, a poupança terá um rendimento anual de 3,5%, já que a TR está em zero. Numa base mensal, esse rendimento é de 0,29%.

Já em novembro, a expectativa do mercado para a inflação é de 0,34%, de acordo com estimativas do Boletim Focus para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Sendo assim, o rendimento da poupança seria anulado pela inflação e, além disso, tiraria 0,05% do valor total investido.

Selic deverá ter mais redução

O Banco Central ainda sinalizou que deverá cortar a Selic novamente em 0,5 ponto percentual em dezembro. A taxa, portanto, iria para 4,5% ao ano, sendo que o rendimento da poupança vai para 3,15%. Na base mensal, a rentabilidade seria de 0,26%, bem menor que a inflação de 0,35% projetada para dezembro.

O cenário para o ano que vem ainda pior. Isso porque o mercado vê a possibilidade de mais dois cortes de 0,25 ponto percentual, e a inflação deve acelerar. O que significa uma menor rentabilidade e um aumento maior no nível geral de preços.

O pequeno investidor, com a queda no rendimento da poupança, leva a buscar outros tipos de investimentos para se manter o rendimento.

“Esse patamar de juros força quem quer mais rentabilidade a buscar risco. Por isso, o fluxo na Bolsa está avançando, tanto de pessoas físicas como de fundos de pensão”, afirma Zeina Latif, economista-chefe da XP.

No entanto, um dos grandes problemas é a liquidez. O investidor precisa colocar sua reserva de emergência em aplicações que possam fazer o resgate a qualquer momento. A bolsa é muito volátil, com bruscas oscilações diárias e imprevisíveis. Ou seja, é inadequada para alocar reserva emergencial.

Enfim, gostou da matéria sobre rendimento da poupança?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.