Renegociar dívidas caducadas aumenta o score de crédito? Descubra aqui a verdade

0

Se você esteve com o nome sujo e a sua dívida caducou, você já sabe que depois de 5 anos o seu nome sai do cadastro e fica limpo novamente, mesmo sem você ter pago a dívida. Mas essa dívida continua influenciando no seu score ou ela é completamente apagada do sistema? Continue a leitura para saber a resposta para essa pergunta e descobrir se, afinal, vale a pena renegociar dívidas caducadas para aumentar o score.

É provável que você também goste:

Serasa Limpa Nome: Recovery oferece descontos de até 98%

Está acabando o prazo para trabalhador sacar valor complementar do FGTS.

Antes de mais nada, vamos entender o que é uma dívida caducada e por que isso acontece. Uma dívida caducada é aquela que existe há mais de 5 anos. Após esse tempo, ela prescreve, e os birôs de crédito, como o Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC não a exibem mais para quem consulta seu CPF. Entretanto, ela deixa de existir em partes, e é isso que vamos explicar melhor neste artigo sobre renegociar dívidas caducadas.

A dívida caducada não deixa de existir

Sim, ela ainda existirá. Esta sua dívida caducada não é mais visível para os outros, mas o seu credor (a empresa que você ficou devendo) ainda terá seu nome negativo no cadastro. Vou lhes dar um exemplo simples.

Eu fiquei devendo para o Unibanco (atualmente do Itaú). A dívida caducou após os 5 anos, entretanto essa dívida ainda atrapalhava o aumento do meu score. Mas, a partir do momento em que decidi por renegociar dívidas caducadas com o banco, a consequência foi o aumento do score.

Além disso, atualmente eu tenho crédito novamente com o banco Itaú e seus produtos. Por isso, por experiência pessoal, sempre aconselho as pessoas a quitarem suas dívidas caducadas.

É importante levar em conta que uma dívida caducada terá uma cobrança muito abaixo do seu valor original, ou seja, é um ótimo negócio renegociar dívidas caducadas.

O banco pode impedir você de abrir uma conta

Este é um detalhe importante. O banco pode impedir você de abrir uma conta corrente e, para quem já é correntista, pode bloquear o cheque especial e suspender a entrega de talões de cheques. Esse é um bom motivo para renegociar dívidas caducadas, especialmente quando você está trabalhando para uma empresa que tem vínculo com o banco para o qual você está devendo.

Como renegociar uma dívida prescrita?

Você pode renegociar dívidas caducadas diretamente com o banco ou instituição para a qual ficou devendo. Além disso, é possível pedir revisão de juros a fim de ter um melhor acordo. Mas, ademais, vale a pena pagar suas dívidas caducadas, primeiramente para ter crédito novamente com a instituição financeira para a qual ficou devendo, e, em segundo lugar, porque dívidas prescritas costumam ser renegociadas por um valor muito baixo.

Você pode tentar renegociar suas dívidas ainda ativas pelo site do Feirão Limpa Nome do Serasa Experian ou outras ferramentas, como o Acordo CertoQuero Quitar ou o Negociar Dívida.

Quanto tempo demora para aumentar o score?

Após você renegociar dívidas caducadas, a tendência é que seu score dê uma subida. Entretanto, não é possível saber o prazo exato para aumentar o score. Mas o que sabemos é que os birôs de crédito costumam demorar de alguns dias a meses para atualizar seu cadastro. Você também pode excluir o histórico de consultas no CPF e aumentar o seu Score.

E na sua opinião, vale a pena renegociar dívidas caducadas?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: TierneyMJ / Shutterstock

Comentários
Carregando...