Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Restituição do Imposto de Renda começa a ser feita hoje: quem recebe?

Chegou o dia do pagamento de mais um lote da restituição do imposto de renda. Veja quem recebe em junho!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Receita Federal paga, nesta quinta-feira (30), o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Nele, está previsto o pagamento de R$ 6,3 bilhões a 4,25 milhões de contribuintes. Deste valor, R$ 2,7 bilhões serão pagos a contribuintes com prioridade legal.

Os contribuintes com prioridade legal são aqueles com mais de 60 anos, pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave ou cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 2,76 milhões de contribuintes não prioritários, que entregaram a declaração até o dia 19 de março de 2022.

Consulta da Restituição do Imposto de Renda

Se você está com dúvida se vai ou não receber a restituição do imposto neste segundo lote, pode descobrir de maneira bem fácil. Para saber se o seu pagamento será feito hoje, você pode acessar o site Meu Imposto de Renda e, na lista de serviços, clicar em “Consultar a Restituição”. 

Se preferir, você pode fazer a consulta simples, basta acessar este link e informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.

Calendário de pagamentos da Restituição do Imposto de Renda

Neste ano, a Receita Federal separou os pagamentos da restituição em cinco lotes diferentes. Se você não foi incluído no deste mês, pode ser que em julho receba a restituição. Confira as datas de débito:

LoteData de pagamento
31/05
30/06
29/07
31/08
30/09
Fonte: Receita Federal

Por onde recebo minha restituição do Imposto de Renda?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada no processo da declaração de IR, por meio da agência e conta ou via Pix. Segundo a Receita Geral, caso o crédito não seja realizada, devido a algum problema, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Além disso, pelas regras do Imposto de Renda, o valor da restituição tem correção de 1% com base na Taxa Selic. Atualmente, a taxa básica de juros está em 13,25% ao ano.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com