Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, qual é o prazo para sacar o FGTS após a demissão?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um benefício garantido a todos os trabalhadores, porém, nem sempre é possível ter acesso a ele. Existem situações específicas que permitem o saque do fundo, e uma delas é a demissão sem justa causa. Se você foi demitido recentemente e deseja receber o seu FGTS fique atento aos prazos, pois quando estes forem perdidos, o seu benefício pode ficar “bloqueado” por mais algum tempo! Mais abaixo você entenderá como funciona e qual o prazo para sacar o FGTS após a demissão.

É provável que você também goste:

Cartão da Caixa sem consulta ao SPC/Serasa é liberado em todo o país

Saque do FGTS poderá ser liberado por mais motivos ao trabalhador

Projeto de lei permite saque do FGTS para pagamento de IPVA, IPTU e imposto de renda

Como funciona o FGTS?

Enquanto você estava trabalhando, mensalmente, o empregador tinha como dever depositar 8% do valor bruto do seu salário no FGTS, sem que houvesse qualquer desconto na sua folha de pagamento. Embora o benefício não possa ser retirado em qualquer situação, quando há demissão sem justa causa ele pode ser solicitado. Além disso, o trabalhador terá direito quando:

  • Houver rescisão de contrato;
  • Aposentar-se;
  • Tiver diagnóstico de doença grave, como câncer;
  • Ocorrer um desastre natural, como enchentes;
  • Desejar quitar a casa própria.
  • Dentre outras situações, que podem ser consultadas no site do FGTS, ou com um atendente da Caixa Econômica mais próxima do seu endereço.

Até quando se pode sacar o FGTS após a demissão?

Como você já sabe, a não solicitação do FGTS dentro de um prazo pode levar à perda do direito ao benefício neste momento. Isso não significa que o trabalhador irá perder todo o dinheiro, mas só poderá sacá-lo em outra ocasião. A contar o dia da demissão, o trabalhador deverá se dirigir a uma agência da Caixa em até 10 dias, portando toda a documentação necessária para o processo, e também a sua Chave de Identificação.

Depois de realizada a solicitação, o trabalhador tem até 30 dias para retornar ao Banco. Então, finalmente poderá realizar o saque do seu benefício.
Se, por acaso, a própria empresa responsável pela demissão comunicar o Banco sobre o ocorrido, o trabalhador tem apenas 5 dias para realizar o saque.

Portanto, fique atento aos prazos e inicie o processo o quanto antes possível, para evitar inconvenientes!

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter, Instagram. Assim, acompanhe notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.