Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saque do FGTS poderá ser liberado por mais motivos ao trabalhador

O FGTS é um direito de todos os trabalhadores assalariados, e pode ser comparado a uma “poupança”. Neste fundo, mensalmente, o contratante/empregador é responsável por depositar uma porcentagem (8%) do salário do trabalhador, para que no futuro, este possa usufruir do benefício. Mas, por que apenas no futuro? O saque do FGTS poderá ser liberado em mais situações ao trabalhador. Confira.

É provável que você também goste:

Nome negativado no SPC/Serasa agora não prescreve e fica pra sempre?

Petrobras lança Cartão do Caminhoneiro, para comprar diesel a preço fixo

Projeto de lei permite saque do FGTS para pagamento de IPVA, IPTU e imposto de renda

Saque do FGTS poderá ser liberado por mais motivos ao trabalhador

Atualmente, existem critérios rigorosos e bem definidos para que o saque do FGTS seja possível, e com isso, são raras as situações em que é possível ter acesso ao benefício. São elas:

  • Demissão sem justa causa;
  • Rescisão de contrato ou finalização do mesmo;
  • Diagnóstico de doença grave, como HIV;
  • Situações de desastre natural, a exemplo de enchentes;
  • No momento da aposentadoria.
  • Dentre outros.

Embora atualmente a legislação seja restrita, tudo parece estar prestes a mudar. A seguir, saiba mais sobre as prováveis “revoluções” do FGTS.

O que pode mudar?

O novo governo, desde o início deste ano (2019), têm realizado mudanças em diversos setores, sendo a economia um deles. Por exemplo, o governo de Jair Messias Bolsonaro pretende liberar novamente os saques das contas inativas do FGTS, aumentar a rentabilidade do FGTS, possibilitar a gestão dos recursos por outras instituições financeiras, e liberar o saque do FGTS por outros motivos. Saiba todas as mudanças que o FGTS poderá ter, aqui neste artigo que publicamos recentemente aqui no site Seu Crédito Digital.

Saque do FGTS poderá ser liberado por mais motivos

Quanto ao a possibilidade do saque do FGTS por outros motivos, e cogitada pelo governo, é a ampliação das possibilidades normais. Atualmente, os motivos são bem restritos, e o saque somente é liberado em caso de demissão sem justa causa, na aposentadoria, na compra da casa própria e em outras situações, que inclusive você pode conferir aqui neste outro artigo.

“Existem diversas formas de saque. Isso vai exigir mudança da lei. Por isso mesmo, queremos fazer de forma bem pensada, amadurecida. Estamos dialogando diuturnamente com o Congresso”, acrescentou o secretário da Fazenda do Ministério da Economia – Waldery Rodrigues Junior, em evento na sede do BNDES no Rio de Janeiro.

Contudo, ainda não sabemos quais seriam estes motivos. Resta à população aguardar e torcer para que essas mudanças propostas pelo governo sejam benéficas e que o FGTS possa ser melhor aproveitado por todos os trabalhadores.

Enfim, gostou da notícia?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.