Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como evitar golpes e fraudes na hora de pagar o IPVA

0

O período de início de ano é bem propício a fraudes e golpes na internet, pois são os meses em que as pessoas pagam impostos e contas essenciais como IPVA, IPTU, mensalidade e rematrícula de escola, faculdade, entre outros. 

Dessa forma, os golpistas se aproveitam dos assuntos mais debatidos no momento para fazer vítimas na internet. Devido à preocupação do pagamento do Imposto Sobre Propriedade do Veículo (IPVA) logo no início do ano, as pessoas caem em golpes facilmente.  

Ultimamente, tem circulado muitas iscas para golpes nas redes sociais e nos meios de comunicação como WhatsApp, SMS, e-mails e sites falsos. As vítimas são atraídas com descontos e parcelamentos exclusivos, mas é tudo uma farsa. 

Além disso, muitos sites falsos aplicam os golpes por meio do “Phishing”, que consiste em simular a aparência do site do Ministério da Fazenda, Detran e afins com o intuito de colher informações sobre os proprietários de veículos para outras finalidades. 

Para conter esta situação, muitas secretarias de estados têm promovido campanhas de alerta aos contribuintes para que consultem informações sobre o IPVA somente em sites oficiais. Estas informações estão disponíveis em sites do governo do estado em que o veículo está registrado. 

Assim, a consulta deve ser realizada em terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências utilizando apenas o número RENAVAM do automóvel. Inclusive, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran – SP) esclareceu que não é responsável pelo pagamento do IPVA  e não fornece essas informações. 

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE) também alertou a população sobre o golpe do desconto no IPVA. No processo, os criminosos se passam pela PGE e emitem boletos falsos e oferecem serviços para as vítimas. 

Como evitar golpes e fraudes ao pagar o IPVA?

Para saber como não levar um golpe na internet, é preciso entender como os processos funcionam. No caso do IPVA, é necessário estar atento a alguns detalhes de diferentes situações. Confira.

Sites falsos 

Neste método, os golpistas emitem um guia de pagamento para o IPVA com desconto e enganam a vítima. Porém, de acordo com a Procuradoria Geral, não há contato de qualquer entidade com pessoas físicas ou jurídicas oferecendo desconto.

WhatsApp, e-mail e SMS

Ao receber mensagens no WhatsApp, e-mails ou SMS com links para emissão de guias, não clique. A recomendação é apagar a mensagem sem mexer em nada e, em seguida, consultar as informações no site da Secretaria da Fazenda do seu estado. 

Vale ressaltar que 11 estados e o Distrito Federal enviam o boleto por correspondência física, já os outros 15 não. Portanto, caso queira recebê-lo em casa, confira no site oficial da Secretaria do seu estado. 

No caso de recebimento em casa, fique atento às informações contidas no boleto, pois os golpistas também podem simular um documento tendo alterado o código de barras. 

Todo cuidado é importante na hora de pagar o IPVA, pois o início de ano é dedicado para contas essenciais, que caso não sejam pagas, podem trazer problemas futuramente. Neste caso, você continua com a dívida e tem o risco de ter seu automóvel apreendido pelo Detran.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Olesia Bekh/shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar