Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como fazer a declaração de BDRs do Nubank no Imposto de Renda

0

BDR é uma sigla para “Brazilian Depositary Receipt”, um meio de investimento da Bolsa Brasileira (B3). Desde 2020, investidores comuns podem negociar BDRs na B3, e com isso muitas pessoas terão que declarar essas operações no Imposto de Renda.

Em 2021, o Nubank disponibilizou esse investimento para que mais de 7 milhões de seus clientes tivessem um “pedacinho” da startup por meio do programa NuSócios. 

Se você foi um dos clientes da fintech que recebeu a BDR do Nubank, veja, a seguir, se é necessário declará-lo no seu IR 2022 e como fazer o procedimento. 

Como declarar

É preciso informar BDRs no IR em três casos: 

  1. Investidores que tiveram lucro ou perdas com aquisição ou venda de BDRs anualmente;
  2. Investidores em que o BDRs está posicionado na carteira em 31/12. Em outras palavras, quem finalizou o ano investindo;
  3. Investidores que receberam uma fração da rentabilidade ou dividendos que foi compartilhada com acionistas de uma instituição financeira por meio de BDRs em 2021.

No primeiro caso, a prestação de BDRs no IR é de 20% em day trade e 15% para transações normais. O código de Receita para o DARF é 6015 para pessoas físicas, e o recolhimento é sobre o ganho de lucro das vendas. 

O lucro mensal deve ser informado na parte de “renda variável” e a tarifa deve ser resgatada por meio do DARF no mês posterior. 

Na segunda situação, a declaração será na parte de “Bens e Direitos” do IRPF. É necessário informar a quantidade exata de BDRs, título da empresa e a corretora usada na aquisição. Cada aplicação deve ser preenchida de forma individual

No terceiro caso, quem deve resgatar as tarifas sobre os dividendos recebidos é o próprio responsável que investiu o BDRs, que são taxados conforme a tabela mensal do IR, que varia de 7,5% até o teto de 27,5%.

Essa tributação será aplicada apenas nos lucros superiores a R$1.903,98 mensais

Acima dessa quantia, a tarifa deverá ser quitada ao emitir o DARF, até o último dia do mês posterior ao rendimentos. 

Para mais informações sobre o DARF, clique aqui.

É preciso mencionar o BDRs do NuSócios?

Caso você tenha recebido o BDRs do NuSócios sem custos no fim do ano passado, não precisará declará-lo no seu Imposto de Renda de 2022.

Porém, dependendo da forma que você aplique seu BDR, você deverá mencioná-lo no seu IR futuramente

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

https://seucreditodigital.com.br/wp-content/uploads/2021/06/imposto-de-renda-2.jpg

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar