Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como ganhar um banheiro de graça do governo

Em época de inverno, muitas famílias sem banheiro passam por dificuldades. Veja como diversas pessoas ganharam um banheiro novo do governo!

O programa “Nenhuma Casa sem Banheiro” é mais um dos projetos sociais para beneficiar os cidadãos que não têm banheiro em casa.

O projeto se iniciou em Porto Alegre, e o município de Canoas foi um dos primeiros a receber as entregas. Segundo as informações do IBGE, 1,6 milhão de brasileiros não têm banheiro em casa.

Com a situação alarmante, a cidade sulista precisou tomar algumas atitudes. Além disso, segundo apurações oficiais, ao menos 30 mil das pessoas sem banheiro em casa estão localizadas na Região Metropolitana do estado.

Como funciona o projeto para ganhar um banheiro de graça?

Antes de tudo, o programa iria melhorar vários aspectos de toda a residência, mas, com o alto número de casas sem banheiros, foi necessário focar na questão higiênica.

O município da Grande Porto Alegre assinou 359 contratados com o programa e investiu cerca de R$ 4,73 milhões. Além disso, também teve o investimento do estado que chegou a 75% do valor total.

Além das 29 obras já finalizadas em Canoas, ainda estão em execução outras 25. Portanto, muitas pessoas já puderam usufruir desse direito, como a moradora Patrícia Reis Machado, que vivia nessa situação há 20 anos.

A moradora contou que precisava esquentar água para tomar banho nos dias frios. Na sua casa não tinha banheiro, e para tomar banho era necessário usar a mangueira.

Além de Patrícia, o morador Osmar Larcerda, de 64 anos, é reciclador e não tinha condições para construir um banheiro. O senhor tinha problemas pulmonares, e para tomar banho em dias frios era necessário se arriscar. Segundo o morador:

“Antes, eu tinha que sair no frio, com blusão e toalha na sacola, e tomar banho na casa da minha irmã. Não sei como não fiquei doente de pegar chuva. Agora, até água em casa eu tenho“.

Governo investe no projeto “Nenhuma Casa sem Banheiro”

O projeto foi idealizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS) e já finalizou cerca de 48 das 426 obras iniciadas. Esse inverno será o primeiro que várias famílias poderão tomar banho de água quente.

Nesse sentido, além de Canoas, outros municípios também participaram do projeto, como Charqueadas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajedo.

Atualmente, segundo a Secretaria Estadual de Obras Públicas (SOP), já são 1,1 mil reformas em andamento; e mais de 60 contratos em quatro cidades começarão as obras.

Imagem: koumaru/shutterstock.com