Saiba quando a prova de vida é fundamental para manter o benefício do INSS

Saiba quando o benefício pode ser bloqueado

0

Aqueles que são beneficiados pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que não prestarem a prova de vida entre os meses de março do ano passado e fevereiro de 2021, poderão ter benefícios bloqueados até o fim de março. 

De acordo com a portaria do INSS, o procedimento de fé de vida deve continuar a ser realizado pelos bancos, mas o segurado que não fizer o recadastramento até o término do prazo estabelecido poderá ser penalizado. 

É provável que você também goste:

Caixa Tem vai liberar empréstimo pelo Bolsa Família e Auxílio Emergencial

Segurados são avisados de possível bloqueio

Alguns segurados afirmam ter recebido mensagens com exigências da prova de vida e, ao mesmo tempo, recebido o alerta de que, caso o procedimento não seja feito, o benefício será bloqueado. 

A exigência é que seja feita a biometria através do aplicativo Meu INSS.  

A decisão de aumentar o prazo do período de suspensão de bloqueio dos benefícios por falta da prova de vida ocorreu devido ao contexto da pandemia. 

Quando o segurado é obrigado a realizar a prova de vida do INSS

Caso não haja necessidade, é recomendado que o cidadão não saia de casa para evitar risco de contágio. 

Entretanto, há obrigatoriedade quando o benefício está bloqueado desde antes de março do ano passado. É necessário, neste caso, que o segurado se dirija à uma agência de seu banco com documento com foto em mãos para que haja reativação do pagamento. 

A recomendação dada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) é de que quem necessitar realizar a regularização do benefício, pode fazer a prova de vida a partir da data prevista para liberação do benefício. 

Informe do INSS

O Instituto informou que os únicos segurados que receberam a notificação por SMS foram os escolhidos para participar do teste para biometria facial. 

No caso, é preciso que o beneficiário acesse o Meu INSS e siga as instruções. 

Ainda segundo o INSS, a exigência da prestação da prova de vida é feita pelos bancos, por isso, para evitar fraudes, o usuário deve ficar atento a links enviados por mensagem e se eles são enviados por canais oficiais.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress/shutterstock.com

Comentários
Carregando...