Samsung Pay ou Google Pay: qual o melhor app para pagar contas?

0

O Samsung Pay e o Google Pay são duas carteiras digitais que permitem pagamentos móveis facilitados online, em aplicativos e em lojas. Eles funcionam da mesma maneira, mas são sistemas diferentes. Afinal, qual o melhor: Samsung Pay ou Google Pay? Se você tem um smartphone Samsung, pode ficar em dúvida sobre qual deles usar.

É provável que você também goste:

Financiar imóvel pelo programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida) ou SBPE: Qual tem menos juros na Caixa?

Cartão do Nubank no México será lançado em breve com o nome “Nu”

Cuidado: bug na integração com o Google Pay permite invasão de contas do PayPal

Semelhanças e diferenças entre o Samsung Pay e o Google Pay

Antes de mais nada, cabe ressaltar que o Samsung Pay e o Google Pay são semelhantes em muitos aspectos, incluindo a funcionalidade básica: use seu smartphone para pagar. Além disso, ambos permitem que você pague por produtos em lojas físicas usando seu smartphone, com a tecnologia NFC (contactless). Com qualquer um deles você pode fazer compras sem precisar de um cartão de crédito físico para concluir a transação, inclusive em aplicativos e na internet. Mas eles também possuem diferenças, e as principais são:

  • O Samsung Pay está disponível apenas em smartphones da Samsung;
  • O Google Pay está disponível na maioria dos smartphones Android, incluindo dispositivos Samsung;
  • Algumas funcionalidades do Google Pay estão disponíveis para iPhones;
  • O Samsung Pay pode ser usado em lojas que aceitam cartões de crédito;
  • O Google Pay pode ser usado apenas em terminais que aceitam pagamentos por NFC;
  • Com o Google Pay você pode enviar e receber dinheiro de amigos e familiares;
  • O Google Pay também está disponível em computadores.

Samsung Pay

O Samsung Pay é um aplicativo de pagamento disponível para smartphones da Samsung com a tecnologia NFC, incluindo a maioria dos smartphones da linha Galaxy S e Galaxy Note. Além disso, ele também é compatível com os mais recentes smartwatchs da Samsung, incluindo o Galaxy Watch. O aplicativo Samsung Pay não é compatível com smartphones de outras marcas.

Além do NFC, o Samsung Pay usa uma tecnologia chamada MST (transmissão segura magnética), que emite um sinal imitando a faixa magnética do cartão de crédito. O benefício da tecnologia MST é que qualquer terminal de pagamento que aceita cartões de crédito pode receber pagamentos do Samsung Pay. Os aplicativos de pagamento móvel sem a tecnologia MST são compatíveis apenas com terminais que foram atualizados para aceitar pagamentos sem contato.

Você pode armazenar todos os seus cartões de crédito e débito no Samsung Pay, bem como cartões de fidelidade. Nas lojas, você também pode fazer compras via PayPal, conectando sua conta ao Samsung Pay. Além disso, existe o programa Samsung Rewards, que permite que você ganhe recompensas e participe de sorteios de prêmios. Ademais, você também pode fazer compras online e no aplicativo usando o Samsung Pay.

Vantagens do Samsung Pay

  • Possui tecnologia que funciona com a maioria das máquinas de cartão de crédito.
  • Pode usar o PayPal para compras na loja.

Desvantagens do Samsung Pay

  • Disponível apenas em dispositivos Samsung.

Google Pay

Antes de mais nada, o grande diferencial do Google Pay é que ele está disponível em smartphones Android, navegadores de desktop e iOS. Ademais, este sistema permite pagar compras, enviar dinheiro para amigos e familiares e receber pagamentos. Assim como o Samsung Pay, você pode armazenar seus cartões de crédito e débito e conectá-lo à sua conta do PayPal. O Google Pay pode armazenar ingressos de filmes e eventos, além de cupons e, em algumas cidades do mundo, até mesmo passagem para o transporte público.

Anteriormente conhecido como Android Pay, o aplicativo Google Pay é compatível com smartphones com sistemas Android Lollipop 5.0 ou posterior e iOS 9 ou posterior. O aplicativo também é compatível com o smartwatches WearOS.

O processo de configuração e o aplicativo em si são mais rápidos e simples do que o Samsung Pay. Além disso, ele também oferece suporte a diversos cartões, e inclusive algumas companhias aéreas o aceitam como forma de pagamento.

Entretanto, a desvantagem mais notável do Google Pay é que ele funciona apenas em lojas com NFC ativado. Isso costumava ser extremamente raro, mas nos últimos anos a tecnologia cresceu e muitas lojas já a utilizam em suas máquinas.

Vantagens do Google Pay

  • Compatível com a maioria dos dispositivos Android mais recentes.
  • Há uma versão para iOS.
  • Conecte sua conta ao PayPal.
  • Pague amigos e familiares usando o aplicativo.

Desvantagens do Google Pay

  • Os usuários da Apple não podem usá-lo para compras na loja.

Qual o melhor app para pagar contas?

Então, qual é o melhor? Escolher o Google Pay ou o Samsung Pay depende muito do dispositivo que você possui e de sua preferência pessoal. Se você usa um smartphone Samsung, o Samsung Pay é a melhor opção. Caso contrário, o Google Pay é uma boa opção para usuários do Android e até mesmo quem tem um iPhone. Entretanto, apenas os usuários da Samsung podem aproveitar os dois aplicativos e, para esses, a melhor opção é usar os dois.

O Samsung Pay e o Google Pay são semelhantes em muitos aspectos, incluindo a funcionalidade básica: pagar sem a necessidade usar o cartão físico ou inserir dados em aplicativos e sites. Entretanto, as principais diferenças entre os dois são que o Samsung Pay está disponível somente em dispositivos Samsung, enquanto o Google Pay só pode ser usado em terminais que aceitam pagamentos NFC.

Enfim, gostou da notícia?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: redação SCD.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar