Santander vai liberar grande benefício para aposentados; saiba mais
Se aposentou como funcionário do Santander? Clique aqui e descubra o que pode mudar na sua aposentadoria nos próximos meses.
O banco Santander vai implantar uma importante mudança para os aposentados da instituição. Assim, haverá uma redução no valor do desconto da aposentadoria dos ex-funcionários da empresa. A novidade vai chegar aos poucos.
Há nove anos, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre entrou com uma ação contra o banco Santander. O motivo foi a alteração unilateral que a instituição fez nos descontos das aposentadorias dos funcionários, em relação ao plano de saúde.
O processo contra a instituição pedia três coisas: a suspensão da mudança na forma de cobrança, a volta dos descontos no modelo original e a restituição dos valores que os aposentados pagaram a mais nos últimos anos.
Justiça condena Santander a devolver dinheiro de ex-funcionários
Até 2014, os funcionários da ativa, quem estava de licença e os aposentados do Santander pagavam o custo médio do plano de saúde. Entretanto, neste ano, o banco determinou que os aposentados deveriam pagar pelo benefício de acordo com a faixa etária.

Consequentemente, quem se aposentou como funcionário do banco e escolheu manter o plano de saúde da empresa passou a ter um desconto maior na sua aposentadoria.
Em 2023, a Justiça decidiu contra o Santander. Ela determinou que o banco e os planos de saúde devolvessem para os aposentados o valor pago a mais nos últimos 9 anos. Além disso, a forma de cobrança voltou aos padrões anteriores.
Veja também:
Igreja brasileira tem contas bancárias bloqueadas pela Justiça por dívida de R$ 7,8 milhões
Decisão pode favorecer todos os aposentados do banco
Num primeiro momento, os aposentados que perceberam uma redução nos descontos são aqueles cujos nomes aparecem no processo que o Sindicato de Porto Alegre moveu. Entretanto, todas as pessoas que se aposentaram como funcionários do Santander podem usar essa decisão ao seu favor, caso entrem com ações sobre o mesmo tema.
Alguns ex-funcionários já perceberam a redução nos descontos do seu benefício. A expectativa é que, nos próximos meses, a aposentadoria de todos os envolvidos na ação fique um pouco maior.
Imagem: Alf Ribeiro/shutterstock.com