Se você está na expectativa para receber o saque do FGTS Emergencial, saiba que talvez ele não seja tão emergencial assim. Isso porque, para evitar aglomerações nas agências da Caixa Econômica Federal, foi elaborado um calendário dividindo os pagamentos em lotes, conforme o mês de nascimento do trabalhador. Os pagamentos do FGTS emergencial começam em 29 de junho e seguem até setembro.

Alguns trabalhadores terão que esperar até quatro meses para sacar o FGTS emergencial, e estes são os nascidos nos meses de novembro e dezembro. Para estes, o benefício trabalhista estará disponível apenas a partir do dia 21 de setembro.

É provável que você também goste:

Consumidor agora pode sacar dinheiro da cota de consórcio. Saiba como funciona

Serasa anuncia desconto de até 90% para inadimplentes quitarem suas dívidas.

Pagamento da 3ª parcela do auxílio emergencial vai começar a ser feito no dia 17.

O que é e quem tem direito ao saque do FGTS Emergencial?

O FGTS Emergencial foi uma medida criada pelo Governo Federal, anunciada no mês passado, que visa amenizar os efeitos econômicos da pandemia de COVID-19. De acordo com o Ministério da Economia, 60 milhões de trabalhadores têm direito ao FGTS Emergencial, que deve inserir R$ 37,8 bilhões na economia.

Poderão fazer o saque do FGTS emergencial os trabalhadores que têm contas ativas ou inativas no FGTS. O valor máximo para saque é de R$ 1045, ou seja, um salário mínimo vigente.

Dinheiro será depositado automaticamente na conta

Outra medida que o banco tomou para evitar aglomerações nas agências e facilitar a vida do trabalhador é o depósito automático do FGTS emergencial. Isso significa que os trabalhadores com conta no banco, incluindo a poupança digital aberta para recebimento do Auxílio Emergencial, poderão receber o benefício trabalhista na mesma conta.

Após esse depósito, o trabalhador poderá usar o dinheiro digitalmente para pagar boletos, fazer transferência para outras contas e fazer compras online ou presencialmente no débito. Entretanto, para sacar o valor em dinheiro, o trabalhador terá que esperar pelo prazo estipulado pela Caixa.

Calendário do FGTS Emergencial 2020

Calendário do FGTS Emergencial 2020

Sobre o Autor

Priscilla Kinast

Redatora

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica

Ver todos os artigos