Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saque emergencial de R$ 6.220 do FGTS pode ser liberado para mais brasileiros; veja quem pode receber

Parlamentares pedem que o governo libere o saque emergencial do FGTS para mais pessoas. Saiba quem poderá fazer esse resgate!

Depois do Rio Grande do Sul, agora é o estado de Santa Catarina que sofre com as fortes chuvas e as enchentes. Com isso, a deputada Ana Paula Lima (PT) enviou um requerimento à Casa Civil pedindo a liberação do saque emergencial do FGTS.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo que recebe parte dos salários dos trabalhadores. Assim, eles podem acessar esse saldo em situações específicas, como em caso de demissão sem justa causa em situações de emergência.

Dessa forma, o saque emergencial do FGTS é liberado quando o trabalhador é vítima de calamidades públicas causadas pela natureza. Por exemplo, chuvas fortes, enchentes, deslizamentos de terra, ventanias, etc.

Como acontece a liberação do saque emergencial do FGTS?

A Caixa Econômica Federal é a responsável por operacionalizar os pagamentos do Fundo. Então, é ela que libera os repasses do saque emergencial do FGTS. No entanto, a liberação só acontece para as cidades que o governo reconheceu a declaração da situação de emergência ou estado de calamidade.

Com isso, os trabalhadores desses locais (que estão entre as vítimas) podem sacar o saldo de suas contas ativas e inativas até o limite de R$ 6.220. Diariamente, a Caixa anuncia quais cidades entraram na lista. Lembrando que existe um prazo para que os trabalhadores possam pedir o resgate desse valor.

Veja também:

Ministro do Trabalho afirma que economia suportaria semana de 4 dias úteis

Imagem: Etalbr / shutterstock.com

A pessoa pode pedir o saque emergencial do FGTS através do aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS). Para isso, é só seguir o caminho a seguir: Abrir o app > “Meus Saques” > “Outras Situações de Saques” > “Calamidade Pública” > escolher o município > “Continuar” > Escolher como vai receber o dinheiro > fazer upload da documentação.

Duas cidades já estão na lista

Até o momento, duas cidades de Santa Catarina aparecem na lista do saque emergencial do FGTS: Caxambu do Sul e Garuva. Entretanto, outros municípios devem entrar no sistema durante a semana. Para os trabalhadores dessas cidades, o prazo para resgatar o saldo do fundo é 11/12 e 20/11, respectivamente.

Imagem: Etalbr / shutterstock.com