Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

De acordo com especialista, é possível que tenhamos uma estagflação no 1° semestre

Pressões inflacionárias são causadas por três motivos.

0

Conforme uma avaliação feita por Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central (BC) e também estrategista-chefe da gestora WHG, ao serem combinadas a dificuldade de retomar a economia neste começo de ano e a velocidade com que ocorrem as pressões inflacionárias, o Brasil estaria enfrentando uma situação de estagflação.

É provável que você também goste:

Texto-base da PEC Emergencial é aprovado pela câmara no 2° turno

Você precisa se cadastrar no “Cliente TOP” do Caixa Tem para receber o auxílio emergencial?

Como ganhar cashback de até 1% em todas as compras nos cartões do Banco Inter?

Esta circunstância ocorre pelo crescimento econômico permanecer em retração ou estagnação, no entanto, diferentemente de uma atividade normal ou fraca, os valores crescem ainda mais. Contudo, é provável que a estagflação seja limitada apenas ao primeiro semestre deste ano.

Conforme Volpon, uma reação tomada pelo BC, junto de melhorias na pandemia e ligada à evolução da vacinação poderia resultar em uma concentração positiva para o segundo semestre de 2021, com um resgate da economia e inflação equilibrada.

O que causa a estagflação?

Muitos acreditam que este choque primário seja causado apenas por conta da pandemia, no entanto, existem três motivos para que ele ocorra. O primeiro é a desorganização da economia, realmente causada pela pandemia e que pode ser vista por todo o mundo.

Em segundo, há o grande aumento nos valores das commodities, ocasionado pela recuperação global logo após o fim da pandemia. Por fim, o câmbio é o terceiro motivo para a estagflação, que é um pouco diferente dos demais, pois possui relação com o desequilíbrio fiscal.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: PopTika / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...