Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Segurados do INSS ainda são obrigados a fazer a prova de vida?

Por conta das novas regras, os segurados do INSS não serão mais obrigados a provar que estão vivos de forma presencial.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Aposentados e pensionistas da Previdência Social não serão mais os encarregados de fazer a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Por conta das novas regras, os segurados não serão mais obrigados a provar que estão vivos presencialmente

A mudança no formato do processo foi divulgada em fevereiro deste ano, depois da suspensão da comprovação em 2020 e 2021. Antes, para os beneficiários continuarem a receber os valores mensais, eles precisavam comprovar que estavam vivos. Já agora, o Instituto usará apenas informações de várias bases de dados para fazer a verificação. 

Sendo assim, diversas atividades realizadas pelos segurados servirão para provar a vida no INSS. Como por exemplo, presença em votações, vacinação contra a COVID-19, declaração do Imposto de Renda, solicitação de empréstimos, entre outros.

O novo sistema já está adequado e se encerrará no dia 31 de dezembro, até essa data os segurados terão seus benefícios liberados sem interferência. 

Como realizar a prova de vida do INSS?

Caso o segurado não tenha movimentação nenhuma nas bases de dados federais, ele será notificado no mês do aniversário para fazer a prova de vida. 

A partir de 2023, as pessoas que receberem o aviso e não forem fazer o procedimento poderão ter a aposentadoria bloqueada. Para evitar a perda do benefício, o segurado pode acessar o site Meu INSS. Para fazer a prova de vida no portal basta seguir os seguintes passos: 

  • Realizar o login com CPF e senha cadastrados no Gov.BR;
  • Clicar no ícone “Prova de vida”. O site irá notificar se você está apto para a comprovação;
  • Baixar o aplicativo do Gov.BR;
  • Tocar no botão “Iniciar a prova de vida”;
  • Selecionar “Autorizações” e depois em “Autorizar”;
  • Responder a pergunta que aparecerá na tela;
  • Permitir a câmera do celular para captar uma foto do seu rosto de acordo com as instruções para validar a biometria facial.

Pessoas com a conta ouro no Gov.BR já terão a prova de vida efetuada, pois esse formato de conta exige a biometria facial.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Ground Picture / Shutterstock.com