Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seguro-desemprego é cancelado se solicitar o saque-aniversário? Entenda

Está pensando em optar pelo saque-aniversário, mas tem medo de perder o direito ao seguro-desemprego? Descubra como fica seu direito

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício conhecido por todos os trabalhadores com carteira assinada. Embora seja um direito garantido, o saldo do FGTS fica disponível em situações pontuais. Entretanto, muitos ainda têm dúvidas sobre suas particularidades. Por exemplo, se o seguro-desemprego é cancelado se solicitar o saque-aniversário.

Assim, talvez você esteja pensando em adotar essa modalidade e tenha receios em relação à sua situação no caso de uma demissão, certo? Por isso, continue a leitura para entender tudo sobre as regras do FGTS, do seguro-desemprego e como acessar esses valores.

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

Na imagem, mesa com calculadora, cofre de porquinho e dois blocos de madeira com as palavras seguro desemprego.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

O seguro-desemprego destina-se ao trabalhador dispensado sem justa causa, desempregado, que não possui renda própria para seu sustento e não está recebendo benefício previdenciário, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.

Ademais, o trabalhador precisa ter recebido salários de pessoa física ou jurídica por determinado tempo, de acordo com a quantidade de solicitações já feitas ao benefício. Dessa forma, o seguro-desemprego se apresenta como uma ajuda financeira temporária para o trabalhador buscar um novo emprego.

Veja também:

Veja 5 dicas para não sofrer com roubo ou furto de moto

Qual a relação entre os dois benefícios?

Os trabalhadores que optaram pela modalidade de saque-aniversário não têm o seguro-desemprego cancelado. O que ocorre é a perda do direito ao saque integral do FGTS. Assim, os trabalhadores continuam recebendo os saldos rescisórios do contrato de trabalho, bem como a multa de 40% sobre o valor do fundo de garantia.

Muitos trabalhadores optam pelo saque-aniversário por proporcionar um recurso extra anual. Diferentemente do saque-rescisão, não há a necessidade de uma situação específica para a liberação do saldo. Ao adotar o saque-aniversário, o trabalhador recebe anualmente uma porcentagem do valor do FGTS disponível em sua conta, no seu mês de aniversário.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com