Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Selic deve chegar a 7,5% e até subir mais, entenda

0

A previsão da Selic, taxa básica de juros, subiu de 7,25% para 7,5%. Esse é o 2º aumento seguido da projeção, depois que o Copom aumentou a Selic de 4,25% para 5,25% ao ano, no início de agosto. A estimativa é do Banco Central (BC). O Boletim Focus é divulgado toda semana, com as perspectivas dos operadores do mercado, em relação aos principais indicadores da economia

Selic deve chegar a 7,5% e até subir mais, entenda

Em suma, na última reunião, o Copom disse que é apropriado aumentar os juros, no instante oportuno, para um patamar “consistente com política monetária contracionista”. Dessa forma, na próxima reunião da Copom, que deve ocorrer nos dias 21 e 22 de setembro, o grupo deve, mais uma vez, aumentar a Selic, em 1 ponto percentual.

Além disso, a alta da Selic é um dos mecanismos do BC, que visa tentar conter a alta da inflação. A meta do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), é de 3,75% em 2021. O intervalo de tolerância desse índica é de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos (de 2,25% para 5,25%). O Boletim Focus também diz que o percentual deve ficar acima do teto da meta. Em suma, a expectativa atualizada é de 7,05%, sendo que antes era de 6,88%. Dessa forma, essa é a 19ª alta consecutiva da projeção do IPCA. 

Seja membro

Ao mesmo tempo, os analistas reduziram a expectativa de crescimento da economia. O PIB, até então estimado em 5,30%, foi para 5,28% em 2021. Já para 2022, também ocorreu uma queda na projeção: de 2,05% para 2,04%. Por fim, a cotação do dólar, segundo os operadores, deve terminar o ano de 2021, em R$ 5,10. Já para 2022, a previsão se mantém em R$ 5,20. 

Nos resta agora, aguardar a próxima reunião da Copom, para decidir sobre o possível aumento, da taxa Selic.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.