Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Senacon suspende concessão de crédito consignado do C6 Bank

A Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, que é ligada ao Ministério da Justiça, determinou a suspensão das operações de crédito consignado do C6 Bank. A medida envolve tanto as transações realizadas por meio eletrônico, quanto as feitas por meio de correspondentes bancários. Em caso de descumprimento das medidas, ficou estabelecida a aplicação de multa no valor de R$ 100 mil por operação contratada indevida, sem o consentimento do consumidor.

É provável que você também goste:

Plataforma de investimentos do C6 Bank acaba de lançar fundos imobiliários e de previdência

Dica essencial para ser aprovado no cartão de crédito do C6 Bank

Banco digital N26, o “Nubank alemão”, finalmente chega ao Brasil

A suspensão das operações de crédito consignado do C6 Bank se deu em razão do aumento expressivo do número de reclamações referentes a empréstimos não contratados e em virtude de depósitos efetuados nas contas de clientes sem autorização, que deram origem às cobranças indevidas.

Entre os meses de agosto e novembro deste ano, de acordo com dados da Senacon, o volume de reclamações contra o C6 cresceu mais de 1.900%, passando de 93 para 1.811 no período analisado. No acumulado do ano, até novembro, foram registradas 3.930 queixas.

Um grande número de consumidores lesados procurou os Procons municipais, para solucionar o problema, tendo sido constatado aumento expressivo no número de reclamações no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Ao constatar a situação, os Procons acabaram levando o caso à Senacon.

De acordo com a Senacon, os problemas relatados pelos consumidores, em sua maioria idosos beneficiários do INSS, ocorreram em pleno período de pandemia do coronavírus, quando estão ainda mais vulneráveis econômica e emocionalmente.

A Senacon ainda destaca que grande parte dessas contratações é realizada por correspondentes (empresas contratadas pelos bancos para vender produtos), o que tem potencializado os riscos na contratação “com potencial para provocar danos irreparáveis para o mercado de consumo”.

Diante disso, a Senacon determinou a suspensão imediata de qualquer contratação de operações de empréstimo consignado pelo C6, com exceção daquelas solicitadas por escrito pelo consumidor.

Também ficam temporariamente suspensas as contratações por meio eletrônico. Adicionalmente, foi determinada a suspensão cautelar de contratações por escrito e por meio eletrônico mediante correspondentes bancários.

Procurado pela reportagem, o C6 Bank disse que não irá comentar a decisão da Senacon.

Fundado por ex executivos do BTG Pactual, o C6 Bank comprou em 2017 o Banco Ficsa, que era o responsável pela venda de empréstimos consignados até agosto de 2020, que passou a se chamar C6 Consig.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com