Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serviço da XP Investimentos é cancelado pela segunda vez

Confira aqui qual serviço da XP Investimentos é cancelado a partir de hoje (20) e veja o que disse a corretora sobre a situação.

Serviço da XP Investimentos é cancelado nesta semana. A XP tomou a decisão de encerrar as operações da Xtage, sua plataforma de criptomoedas a partir desta sexta-feira (20). Embora os motivos que levaram a essa decisão não tenham sido detalhados pela empresa, informações do mercado indicam que a plataforma de ativos digitais não conseguiu conquistar uma base significativa de clientes da própria XP.

Esse movimento representa a segunda incursão da XP no mercado de criptomoedas que não obteve o sucesso desejado. Em 2018, os sócios da XP estabeleceram uma plataforma independente de negociação de criptomoedas denominada XDEX.

Contudo, houve encerramento da iniciativa dois anos depois, devido a desafios regulatórios e projeções equivocadas para o mercado de criptomoedas no Brasil. Siga a leitura para compreender mais do contexto desse serviço da XP Investimentos.

Serviço da XP Investimentos é cancelado

Logo da XP Investimentos
Imagem: Reprodução / XP Investimentos

De acordo com a corretora, os clientes da Xtage receberam o comunicado sobre a interrupção das operações na última quinta-feira (19). Assim, até o dia 15 de dezembro de 2023, os usuários terão acesso à plataforma para vender seus ativos. Nesse período, todas as operações realizadas via Xtage não incorrerão em taxas ou corretagens.

Desse modo, a partir de 16 de dezembro, a Xtage efetuará a venda compulsória dos ativos não negociados. Ainda, o valor correspondente será depositado nas contas de investimento dos clientes mantidas na XP.

Além disso, os serviços de abertura de novas contas na Xtage também serão suspensos. Há também informações não confirmadas de que os clientes não poderão transferir seus ativos digitais para outras plataformas de criptomoedas.

Nota da corretora

Segundo nota da corretora, “para aqueles que desejarem manter a exposição a essa classe de ativo, mesmo que de forma indireta, a XP Investimentos oferece uma ampla gama de produtos com essa característica em sua plataforma, incluindo ETFs e fundos de cripto”.

Veja também:

Lula autoriza e militares dos EUA entram no Brasil; veja motivo

A plataforma Xtage negociava tokens de criptomoedas, como o Bitcoin (BTC), Ether (ETH), Polygon (MATIC), Chainlink (LINK), Solana (SOL), Cardano (ADA) e Litecoin (LTC).

Imagem: Brenda Rocha Blossom / Shutterstock.com