Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula autoriza e militares dos EUA entram no Brasil; veja motivo

Cerca de 294 militares dos EUA estarão em exercício conjunto com o exército do Brasil em outubro e novembro. Entenda.

Entre os dias 24 de outubro e 20 de novembro, o exército brasileiro estará em treinamento com o exército dos EUA. Ao todo, serão 294 soldados norte-americanos contabilizados para o exercício que faz parte da “Operação Core 23” (Combined Operation and Rotation Exercise), com o objetivo de unir as duas tropas militares para trocar experiências e táticas de defesa.

Nesse sentido, o Diário Oficial da União publicou o Decreto nº 11.737 na última quinta-feira (19), em que autoriza a permanência temporária das forças armadas dos EUA no território nacional para realizar “um exercício de adestramento combinado”, em conjunto com o Exército Brasileiro.

Assim, o treinamento entre eles acontecerá em Belém, capital do Pará, e nos municípios de Ferreira Gomes, Macapá e Oiapoque, no Estado do Amapá. Além do treinamento, os estadunidenses trarão consigo armamento e equipamentos de controle e comunicação. Confira mais detalhes sobre essa cooperação entre os dois países!

Planejamento de exercício entre EUA e Brasil

Em maio deste ano, uma comitiva estadunidense esteve no Brasil avaliando aspectos relacionados à saúde da tropa do país que participaria da operação. Além disso, também analisaram equipamentos, estruturas e suprimentos do exército anfitrião.

De acordo com o Exército Brasileiro, a intenção dessa operação é “fortalecer os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos”, afirmou em nota.

Lula e Biden durante viagem aos Estados Unidos
Imagem: Ricardo Stuckert/PR

Operação Core 23

O Exército CORE é o resultado de um programa de cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos, que prevê exercícios bilaterais anuais até 2028. A primeira edição ocorreu, no Brasil, em 2021 e a segunda foi em Louisiana, nos EUA, em 2022. A terceira edição acontecerá no Brasil, em Belém (PA), no final deste mês, dia 24, e vai até o dia 20 de novembro.

Veja também:

Comunicado muito importante sobre o Bolsa Família; confira agora

Por fim, essa operação acontecerá em três fases. A primeira é um “Estágio de Vida e Combate na Selva” em Belém com militares dos EUA e Brasil. A segunda fase contém atividades em Macapá (AP), incluindo um painel sobre “A Mulher nas Forças Armadas”. Por último, será um “Exercício Operacional em Campo” nas cidades de Ferreira Gomes, Oiapoque e Clevelândia do Norte (AP), com ações de assalto aeromóvel e operações na selva.

Imagem: Bumble Dee/Shuttersotck.com