Conheça os serviços do INSS disponibilizados no site e aplicativo

Saiba como está o processo de digitalização do INSS

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza diversos serviços através do seu site e do aplicativo. Eles são relativos a Acordos Internacionais e Previdenciários e também de território nacional, que passam a ser realizados pelo do Meu INSS e pelo telefone 135. 

Serviços como o Seguro Desemprego do Pescador Artesanal e a Validação do Facultativo de Baixa Renda também passam a ser realizados sem a obrigatoriedade de sair de casa.  

São ao todo 90 serviços do INSS que poderão ser feitos à distância. Em média, eram realizados ao mês mais de 700 mil atendimentos por esses serviços nas agências físicas. 

Ao digitalizar completamente seus serviços, o INSS se torna o primeiro órgão do Governo Federal que possibilita todas as funções serem realizadas através da internet. 

É provável que você também goste:

Antecipação do 13° salário do INSS: 30 milhões de aposentados podem receber em abril

Se aposentar pelo INSS ficou ainda mais complicado. Saiba como fazer o pedido

Cenário Internacional do INSS 

Hoje em dia existem, ao todo, 17 acordos internacionais que garantem a contagem de tempo de contribuição e cobertura da previdência aos segurados, tanto aqui no Brasil quanto nos países atrelados. 

Nos parceiros internacionais, o pedido inicial é realizado diretamente no organismo de ligação do país que, normalmente, é correspondente do INSS no exterior. A situação do pedido, contudo, pode ser checada através do Meu INSS. Isso facilita, mas o número 135 só cobre o território brasileiro. 

Assim, no Brasil, agora é dispensável a necessidade de agendamento para solicitar os serviços de Acordos Internacionais. É preciso apenas entrar no Meu INSS ou discar 135 e o segurado só terá necessidade de ir a um ponto físico caso precise entregar documentação. 

Ao todo, são 19 serviços relativos aos Acordos Internacionais que começam a ser realizados pela internet e telefone, como por exemplo a requisição do Certificado de Deslocamento Temporário: um documento que as empresas devem fornecer aos trabalhadores que forem trabalhar em um país que está atrelado com o Brasil. 

Meu INSS 

Confira mais de 100 serviços que o Meu INSS disponibiliza em sua plataforma digital ao acessar aqui

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress/shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...