Se aposentar pelo INSS ficou ainda mais complicado. Saiba como fazer o pedido

Influência da pandemia é um dos fatores para a mudança

0

Quem estiver próximo de solicitar a aposentadoria pode ter mais trabalho agora em 2021. O que acontece é que a combinação de pandemia de COVID-19, Reforma Previdenciária e crise econômica mundial deixou o planejamento da aposentadoria muito mais complicado.    

Com a reforma da previdência que entrou em vigor em novembro de 2019, mesmo quem estava próximo de se aposentar precisará rever as contas e entender quais foram as mudanças de planejamento para a concessão do benefício. 

É provável que você também goste:

Ganhe mais dinheiro do INSS pedindo a revisão do benefício. Saiba como

STF estabelece novos prazos para análise de benefícios do INSS

Será que o 13° salário do INSS será liberado em fevereiro?

Como a pandemia mudou a aposentadoria 

Depois de uma longa crise financeira e uma crescente onda de desempregos, muitos trabalhadores que estavam próximos de conseguir a aposentadoria agora precisam rever esta opção.

A falta de emprego e a possibilidade de antecipar a aposentadoria por um valor abaixo têm influenciado um movimento que vai complicar a vida e as decisões dos cidadãos que estão prestes a se aposentar. 

Os trabalhadores devem conferir o CNIS (Extrato de Contribuições) através do aplicativo Meu INSS para descobrir se existe a possibilidade de solicitar a antecipação ou quanto tempo de trabalho ainda falta antes de se aposentar.

Planejamento para depois da aposentadoria

A aposentadoria costuma ser menor do que a renda mensal dos trabalhadores, por isso, é necessário ficar atento e ter um planejamento econômico para não acabar em inadimplência. 

Vale lembrar que para aposentados e pensionistas existem os Empréstimos Consignados, que contam com menores taxas de juros. Assim, o trabalhador que pretende recorrer a este tipo de empréstimo, depois da aposentadoria, precisa estar atento para não deixar as contas saírem do controle. 

Os especialistas alertam para a necessidade de fazer simulações das regras de aposentadoria que servem para verificar de quanto vai ser o benefício mensal e entender quanto tempo vale a pena esperar para ter valores maiores. 

Portanto, para quem deseja fazer a solicitação de aposentadoria, o aplicativo Meu INSS permite que o pedido seja feito sem sair de casa e em total segurança.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Piotr Swat/shutterstock.com

Comentários
Carregando...