Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seu Auxílio Brasil pode ser cancelado ou suspenso; entenda os motivos

Após longo período de espera, a Medida Provisória (MP) em relação ao Auxílio Brasil foi aprovada. Com isso, novas regras entram em vigor, entre elas a revisão cadastral frequente dos cadastros, novidade que sem dúvida gera preocupação em muitos beneficiários. 

É provável que você também goste:

Cerca de 1,3 milhão de pessoas vão receber Auxílio Emergencial extra

Comissão do Senado aprova 13º salário do novo Bolsa Família (Auxílio Brasil)

Entenda tudo sobre o auxílio-inclusão que dá R$ 550

Para dar continuidade ao programa, o Governo Federal fará avaliações mensais para verificar se os usuários continuam respeitando os requisitos que concedem a elegibilidade ao benefício. 

Sendo assim, todos aqueles que descumprirem alguma regra essencial, como a renda mensal ou per capita, composição familiar e outros critérios, serão excluídos do programa de transferência de renda.

Conheça as novas regras do Auxílio Brasil

Com as novas regras do programa, os beneficiários serão submetidos às seguintes avaliações:

  • Verificação cadastral: análise periódica da consistência das informações registradas no Cadastro Único (CadÚnico), que avaliará se o beneficiário atende às condições de elegibilidade para recebimento dos benefícios;
  • Revisão cadastral: avaliação periódica das informações socioeconômicas das famílias beneficiárias com os dados constantes no CadÚnico, para avaliar a continuidade do recebimento dos benefícios;
  • Revisão de elegibilidade: verificação das informações usadas para manutenção do pagamento do benefício.

Todavia, as revisões cadastrais das famílias beneficiárias serão feitas pelo Ministério da Cidadania uma vez ao ano. A partir daí, haverá a convocação para a reavaliação das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que não tenham atualizado os dados há dois anos ou mais.

Caso a revisão cadastral não seja realizada dentro do prazo determinado, então a família terá o benefício bloqueado e, posteriormente, cancelado. 

Por fim, é necessário ressaltar que se o Auxílio Brasil for suspenso ou cancelado de maneira indevida, o responsável pelo grupo familiar terá o direito de apresentar um recurso junto ao coordenador municipal do programa social.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com; Arte: Seu Crédito Digital