Como saber se o seu FGTS está sendo depositado pelo patrão?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, popularmente conhecido pela sua sigla (FGTS), é um direito de todos os trabalhadores, e seu depósito é dever dos empregadores. Para entender melhor, o benefício se dá na forma de depósito mensal de uma quantidade equivalente a 8% do salário do trabalhador – sem descontos ao que é recebido. Saiba como consultar o saldo e saber se o FGTS está sendo depositado pela sua empresa.

É provável que você também goste:

Foi descoberta fraude na Mega-Sena de R$ 275 milhões?

Qual é o segredo para ser aprovado no cartão de crédito Nubank?

Governo pretende corrigir FGTS com rendimento superior ao da poupança.

Como saber se o seu FGTS está sendo depositado pelo patrão?

Mensalmente o depósito deve ser feito pelo contratante, em um Fundo criado pela Caixa Econômica Federal. Todavia, em certas situações, o trabalhador pode solicitar o saque, e assim, usufruir do valor. Entretanto, como ter a certeza de que o chefe está depositado o valor correto? Como checar o total disponível no fundo? Saiba tudo a seguir!

Enfim, quem pode sacar o FGTS?

Primeiramente, como já adiantamos anteriormente, apenas algumas situações especiais possibilitam o saque do FGTS. Dentre elas, podemos citar:

  • Demissão sem justa causa;
  • Fim de contrato;
  • No momento da aposentadoria;
  • Diagnóstico de doença grave, como HIV e cânceres;
  • Após desastres naturais (como enchentes).
  • Dentre outras ocasiões que podem ser consultadas na Agência da Caixa Econômica Federal mais próxima do seu endereço, ou aqui neste artigo.

Como consultar o saldo e os depósitos do FGTS?

Depois de alguns escândalos envolvendo funcionários que, ao consultar seu FGTS descobriram que os chefes não haviam realizado depósitos do FGTS, destaca-se a importância de realizar consultas frequentes do valor disponível no fundo.

Isso pode ser feito das seguintes maneiras:

  • Com o número do seu NIS, acesse o site da Caixa e cadastre-se. O procedimento também pode ser feito através do app do FGTS, disponível para Android e iOS.
  • Consulte uma agência da Caixa Econômica e solicite ajuda a um atendente.
  • Solicite o extrato por SMS em seu celular. O cadastro pode ser feito diretamente pelo site.

Depois de ter conhecimento sobre o valor total disponível, é possível saber se os depósitos do FGTS estão sendo realizados de forma correta.

Para maiores esclarecimentos, dirija-se a agência da Caixa mais próxima do seu endereço e tire todas as dúvidas!

Enfim, gostou do artigo?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Sobre o autor Ver Posts Author website

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fundador dos sites Optclean Tecnologia, Conexão Estudante e Seu Crédito Digital.

Comentários no Facebook