Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sexta-feira é o dia mais perigoso para os motoristas; entenda o motivo

O último dia útil da semana é bastante esperado pelos trabalhadores brasileiros, mas é perigoso para os motoristas. Entenda!

O último dia útil da semana é bastante esperado pelos trabalhadores brasileiros, uma vez que ele “puxa” dois dias de descanso ideais para viajar, descansar, ir a praia, curtir com a família, entre outros. No entanto, você sabia que a sexta-feira é o dia mais perigoso para os motoristas brasileiros? 

Um estudo da Zignet, fintech de débitos automotivos, em parceria com a Unicamp/Estat Jr, mostrou que grande parte das infrações registradas entre julho e dezembro de 2022 ocorrem em sextas-feiras.

Ao todo, 307.436 infrações foram registradas em todo o país. Esse número equivale a 16,7% do total de ocorrências. Saiba mais na matéria.

Sexta-feira é o único dia mais perigoso para os motoristas?

A sexta-feira não é o único dia mais perigoso para os motoristas brasileiros. Em segundo lugar, de acordo com o levantamento, está o sábado, com 277.057 infrações registradas entre julho e dezembro, o que corresponde a 14% do total de ocorrências.

Veja também:

Afinal, para que serve a Certidão de Tempo de Contribuição?

Posteriormente, aparece a segunda-feira, com 268.840 infrações, o que também equivale a 14% do total. Diferente dos três dias citados, o domingo é o dia da semana com menor número de registros de acidentes: quase 207 mil.

vários carros parados em fileira no trânsito
Imagem: Kichigin/shutterstock.com

Qual estado tem o maior número de infrações?

São Paulo, conforme o estudo, aparece como o estado com maior número de multas dadas a motoristas, com 15.055.667 entre julho e dezembro de 2022. Inclusive, a região foi a líder na primeira edição da pesquisa da Zignet.

Minas Gerais acompanha a região paulista, com 5.105.740 infrações. Ademais, Rio de Janeiro, com 3.465.947, Paraná, com 3.426.069, e Distrito Federal, com 2.930.848, também estão no top 5.

Quais as infrações mais cometidas pelos motoristas?

  • Dirigir em velocidade até 20% acima a máxima permitida;
  • Transitar em velocidade entre 20% e 50% superior à máxima aceita;
  • Avançar o sinal vermelho ou avançar o sinal de parada obrigatória com fiscalização eletrônica;
  • Condutor ou passageiro sem o cinto de segurança;
  • Estacionar no local errado.

Imagem: ACTS_DATA STOCK/shutterstock.com