O serviço para simular a aposentadoria já pode ser utilizado pelo segurado por meio do site Meu INSS. O programa já está, inclusive, adequado às alterações da Nova Previdência.
Assim, o cálculo se baseia nas regras de transição para segurados incluídos na Previdência antes das alterações e simula se eles têm direitos adquiridos em regras posteriores vigentes antes da alteração.
O site realiza até sete tipos de cálculo no total: cinco de aposentadoria por tempo de contribuição e dois por idade.
Posteriormente, o site calculará mudanças para filiados do INSS após a data das últimas alterações, ocorridas em 13 de novembro de 2019. Futuramente, também vai calcular o valor estimado do benefício do contribuinte ao se aposentar.
É provável que você também goste:
Como o governo vai custear o novo auxílio emergencial?
MEI também terá de pagar nova taxa de contribuição ao INSS
Se aposentar pelo INSS ficou ainda mais complicado. Saiba como fazer o pedido
Simulações do INSS por meio do site
Apenas após a análise feita pelo INSS que o cidadão saberá se possui direito à aposentadoria, isso porque algumas das informações podem ser alteradas ou incluídas durante a simulação.
Então, ao solicitar o benefício, o INSS poderá pedir que o beneficiário envie documentos que comprovem os períodos concluídos ou trabalhados.
Informações sobre o Meu INSS e onde realizar simulações
É possível acessar o Meu INSS através do site ou pelo celular ao utilizar aplicativos disponíveis para Android e iOS. O sistema foi atualizado no dia 02/02 pela Dataprev e os acessos via Android e site somam 91%. A versão iOS estará disponível e atualizada até a próxima semana.
Já na tela inicial do aplicativo, no lado direito, é possível acessar o serviço de Simulação de Aposentadoria. Caso a aba não apareça, é recomendado atualizar o aplicativo ou, caso esteja atualizado, aguardar até que ela apareça.
O cadastro no Meu INSS pode ser realizado através do próprio aplicativo ou pelo site dos bancos Banrisul, Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Bradesco, Santander, Mercantil do Brasil, Sicredi e Sicoob.
Além disso, os outros serviços oferecidos pelo app: são solicitações de pensão, atualização de dados cadastrais, pedidos de benefícios assistenciais, exclusão de descontos de mensalidades associativas e envio de atestado para solicitação de auxílio-doença.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!
Imagem: rafapress/shutterstock