Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira como solicitar a nova carteira de identidade

O Governo Federal anunciou na última semana a criação da nova Carteira de Identidade Nacional. Dessa forma, o documento terá como objetivo unificar os dados e as informações pessoais dos brasileiros. O decreto que institui o novo documento já passou a valer já a partir do dia 1º de março. Assim, quem tem interesse em solicitar o novo documento deve ir até o órgão emissor de seu Estado e apresentar a sua Certidão de Nascimento ou de Casamento. Então, para saber mais, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Nubank fora do ar? App da fintech passa por instabilidade nesta sexta-feira (4)

Conheça o programa de habitação popular do Governo Federal

FGTS: governo estuda liberar saque para quitação de dívidas

Como solicitar a nova carteira de identidade?

Após a entrega do documento para seu órgão emissor, o governo faz uma identificação sua a partir da plataforma Gov.br. Na sequência, o governo informará uma data para retirar sua nova identidade em formato de papel. Assim que o impresso estiver em suas mãos, o acesso à carteira digital também fica disponível.

É importante dizer que, na nova Carteira de Identidade, você poderá identificar a Unidade Federativa (UF) e o órgão expedidor que a emitiu, a matrícula de nascimento ou registro de casamento, uma fotografia com assinatura e impressão digital, e a data de validade do documento. Também estarão inclusos elementos para verificação de autenticidade, como um código QR.

Por fim, na nova carteira de identidade, você pode incluir outros dados de saúde importantes, como o grupo sanguíneo e fator RH, a disposição para doar órgãos em caso de óbito e até informações particulares que podem preservar a saúde ou salvar sua vida em caso de emergência. No caso de brasileiros de até 12 anos, o documento terá validade de 5 anos. Já para pessoas entre 12 e 60 anos de idade, a atualização é feita de 10 em 10 anos. Quem tem a partir de 60 anos de idade, terá uma identidade com validade indeterminada.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Governo do Brasil / Reprodução