Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

SPC Brasil informa que até 400 mil consumidores estão fora do Cadastro Positivo

0

O novo Cadastro Positivo recentemente entrou em vigor e o SPC Brasil estima que entre 200 e 400 mil pessoas decidiram ficar de fora do banco de dados.

É provável que você também goste:

Reajuste do Salário Mínimo para R$ 1.040 deve ter um valor menor em 2020.

Golpe usa e-mail prometendo aprovação no Nubank para roubar dados.

Seja membro

5 razões para o banco descontar o dinheiro da sua conta inesperadamente.

SPC Brasil informa que até 400 mil pessoas estão fora do Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo existe desde 2011, e entrou em vigor somente em 2013. De lá para cá, a exigência era que o consumidor aderisse. Contudo, a adesão passou a ser automática desde julho deste ano. Somente quando o consumidor quiser ficar de fora, os birôs disponibilizaram áreas específicas em seus websites que possibilitam o pedido.

Na última segunda-feira (28), os birôs de crédito começaram a consolidar o volume de clientes que já comunicaram a decisão de não fazer parte do novo Cadastro Positivo. Esta é a primeira etapa para que a implementação por completo aconteça no começo de 2020. A partir da próxima quinta-feira (31), é a vez dos bancos enviarem aos birôs os dados básicos dos clientes que não rejeitaram participar do sistema.

A expectativa tanto do governo, quanto dos 4 birôs de crédito – Boa Vista, SPC Brasil, Serasa Experian e Quod, é que aconteça uma gradual redução na taxa de juros cobrada pelas empresas para aqueles clientes que possuem um bom histórico de crédito. Em outros países, o Cadastro Positivo é largamente utilizado, como nos Estados Unidos e na Argentina, por exemplo, e ajudou a reduzir a taxa de juros. Só nos resta aguardar para observarmos como vai ser aqui no Brasil.

Como sair do novo Cadastro Positivo

Os consumidores que não quiserem fazer parte do Cadastro Positivo, devem solicitar diretamente nos sites dos birôs de crédito. No site da Serasa Consumidor, onde você consulta as suas informações e é possível solicitar para ficar de fora. Confira este artigo que publicamos anteriormente sobre isso.

Enfim, você gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.