A inclusão automática no cadastro positivo já começou a valer. Mas caso o titular do CPF ou CNPJ não queira ser incluído na base de dados dos birôs de crédito, ou queira sair, é necessário solicitar o cancelamento. Confira, então, como cancelar a inclusão ao novo cadastro positivo.

É provável que você também goste:

Golpistas se passam por funcionários do Banco Inter para roubar dados.

Calendário oficial do abono salarial PIS-Pasep 2019/2020 é divulgado.

Afinal, por que o Nubank cobra R$ 6,50 por cada saque na NuConta?

Como cancelar a Inclusão ao novo cadastro positivo

Quem deseja cancelar o cadastro, precisa contatar um dos birôs (SPC, Serasa, Quod e Boa Vista) por telefone, meio eletrônico ou físico, informar os dados pessoais e aguardar a confirmação do cancelamento. Importante salientar que, segundo a Lei do Cadastro Positivo, o cancelamento deve ser feito em, no máximo, dois dias úteis.

Ao solicitar o cancelamento em uma das entidades, é garantido a sua saída de todo o sistema do cadastro positivo. Isso significa, portanto, que você não precisa cancelar o cadastro em cada um dos birôs.

Entretanto, caso você queira, é possível ser incluído novamente no cadastro positivo, com os mesmos passos.

Caso o consumidor venha encontrar dificuldades em sair do cadastro, devem ser acionados os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. Contudo, segundo especialistas, a retirada não aconselhável. Isso porque, para a concessão de crédito, ter um score ruim pode ser melhor do que não ter score.

“A saída do cadastro fará com que as instituições que concedem crédito tenham acesso a menos informações sobre o consumidor ou a empresa que retirou seus dados. Sendo assim, ao avaliar a possibilidade de concessão de empréstimos e financiamentos, essas instituições só poderão visualizar as contas que não foram pagas. A decisão de conceder o crédito será tomada a partir desses insumos, podendo ser positiva ou negativa — afirma Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (Anbc).”

Como sair do cadastro positivo

Boa Vista SCPC

  • Via site: acesse o site consumidorpositivo.com.br, se cadastre e passe pelo processo de autenticação. Em seguida faça sua auto consulta no cadastro positivo. Ao final do relatório positivo, haverá um botão com opção de cancelamento.
  • Via telefone: entre em contato pelo telefone (11) 3003-0101 e passe por um processo de confirmação de identidade.
  • Nos postos de atendimento: compareça a um dos postos de atendimento da Boa Vista com documentos originais: CPF e RG (ambos obrigatórios) ou somente CNH e solicite o cancelamento de sua participação no Cadastro Positivo, após preencher o termo correspondente, que será fornecido no local.

Quod

  • Via site
  • Via telefone: 3003-7863

Serasa

Para pessoas físicas

  • Via site
  • Via telefone: 0800-776-6606
  • Nos postos de atendimento

Para pessoas jurídicas

  • Via site
  • Nos postos de atendimento

SPC Brasil

  • Via site
  • Via telefone: 0800-887-9105
  • Nos postos de atendimento: em uma Câmara de Dirigente Lojista ou Associação Comercial, unidades locais do SPC, com documento de identificação (RG, CNH ou carteira de trabalho) e CPF originais. Já em caso de PJ, o cancelamento só pode ser realizado pelo representante legal da empresa.

Enfim, gostou da notícia de como cancelar inclusão ao novo cadastro positivo?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Fonte: GaúchaZH.