Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sucesso do Open Banking passa pelas plataformas de integração

Descubra como as plataformas de integração são essenciais para o Open Banking.

Como quase tudo o que ocorre no Brasil, houve intenso debate público, discussão política, adiamentos e, nesse caso, até mesmo uma pandemia provocada pela covid-19. No entanto, nem mesmo a segunda onda da doença no início de 2021 deve impedir a implementação do open banking no país. Marcada inicialmente para 30 de novembro de 2020, a nova data prevista para entrar em vigor é no dia 1º de fevereiro de 2021. Trata-se, portanto, de um caminho sem volta – e o principal meio de transporte das empresas nessa jornada são as plataformas de integração. Somente elas são capazes de garantir o sucesso de uma estratégia de compartilhamento de informações.

É provável que você também goste:

5 milhões de pessoas devem aderir ao open banking no Brasil em 2021

Fiz um Pix e não caiu na conta destino. O que fazer?

Pix: Bancos estão cobrando até R$ 10 para clientes PJ e MEI. Saiba quais

Open Banking ainda é um conceito pouco conhecido no Brasil

Expressão que ganhou força entre as instituições financeiras com o avanço das fintechs, open banking pode ser encarado como o compartilhamento de dados dos clientes entre as empresas do setor (sempre com anuência do usuário, evidentemente). A ideia é garantir maior competitividade entre as empresas e, claro, serviços personalizados de acordo com as demandas e os desejos dessas pessoas. Mesmo assim, seis em cada dez brasileiros (61%) não conhecem e/ou nunca ouviram falar dessa proposta, segundo pesquisa do Ibope encomendada pelo C6 Bank.

Essa discrepância exemplifica os desafios que o conceito ainda tem no país. Enquanto de um lado as instituições financeiras, principalmente as fintechs, buscam desenvolver soluções para darem conta dessa novidade, a sociedade na outra ponta segue perdida sobre o que fazer. Isso ocorre, em parte, pelo tradicional isolamento que o mercado financeiro sempre demonstrou quanto às soluções tecnológicas. Por anos, as instituições mais tradicionais adotaram uma postura reticente com ferramentas de TI – afinal, qualquer falha poderia causar um prejuízo gigantesco no Sistema Financeiro Nacional. Assim, não são poucos os usuários que ainda evitam canais digitais, como apps no celular.

Autor: Diogo Lupinari, CEO e cofundador da Wevo, empresa especializada em integração de sistemas e dados.

Sobre a Wevo   

Criada em 2012 e com sede em São Caetano do Sul (SP), a Wevo é a primeira empresa na América Latina no segmento de plataformas de integração como serviço (iPaaS) que oferece uma melhor experiência para times de TI e de negócio configurarem, desenvolverem e gerenciarem integrações de sistemas e dados. A companhia atua em 11 países. Se você quiser saber mais sobre a Wevo, então acesse este link.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Wright Studio / Shutterstock